Organizar uma peregrinação ao Santuário
Para organizar uma peregrinação, há que atender a alguns aspetos prévios muito importantes, para que de uma preparação adequada possa resultar uma peregrinação tranquila e frutífera. Importará, pois, ter em conta o seguinte:
1. Tipo de peregrinação
a) O grupo pretende integrar-se no programa oficial do Santuário (por exemplo, peregrinações de fim-de-semana);
b) O grupo pretende fazer um programa próprio, traz um sacerdote que presidirá às celebrações e orientará espiritualmente o grupo;
c) O grupo pretende integrar-se no programa oficial do Santuário e ter também atividades particulares.
2. Número de pessoas
Para celebrações particulares, é necessário prever espaços, cuja disponibilidade poderá estar condicionada pelo número de pessoas que comportam (face ao número de pessoas que integram a peregrinação).
3. Data e tempo de permanência em Fátima
Por ocasião das peregrinações internacionais aniversárias (dias 12 e 13 dos meses de maio a outubro), porque os programas do Santuário têm prioridade e porque são muitos os pedidos, há maior dificuldade em encontrar locais e horários para celebrações de caráter particular.
Um grupo que está em Fátima mais do que um dia, poderá fazer um programa variado (participando no rosário e na procissão de velas, fazendo vigílias de oração noturnas, vendo um filme sobre a mensagem de Fátima, etc.).
4. Identidade da peregrinação
Procure-se facultar aos peregrinos informação atual e adequada acerca da mensagem de Fátima e do Santuário, fazendo corresponder intrínseca e coerentemente a identidade da peregrinação com a identidade – história, mensagem e espiritualidade – específica de Fátima.
Sensibilize-se os peregrinos para questões como o respeito, o silêncio e a limpeza dentro dos espaços de oração, os cuidados a ter com os haveres pessoais, o cumprimento de horários, a ativa participação no programa pastoral do Santuário, etc.
5. Aspetos relativos à marcação da peregrinação
O registo da peregrinação (e os pedidos que se julgue necessários) deve ser enviado por escrito ao Departamento para o Acolhimento de Peregrinos (DAP): deste modo, evitam-se as perdas de informação e os mal-entendidos delas decorrentes. Será fundamental não deixar para as vésperas a organização da peregrinação, pois o seu bom resultado dependerá em grande parte de uma boa e atempada preparação.
Elementos que solicitamos que nos envie:
- Identificação do grupo/entidade organizadora e da paróquia e diocese de origem;
- Nome, endereço e telefone/fax do responsável pela peregrinação;
- Nome do sacerdote/animador espiritual que acompanha o grupo (se houver);
- Data da peregrinação e, se aplicável, local de alojamento;
- Número de peregrinos.
Os contactos podem ser feitos pelos seguintes meios:
A/c DAP, Santuário de Fátima, Rua de Santa Isabel, 360, 2495-424 Fátima
Telefone: +351 249 539 600
Email: [email protected]
|