O Ciclo de Órgão que integra o vasto programa musical oferecido pelo Santuário de Fátima no âmbito da celebração do Centenário das Aparições propõe um repertório criado em diversas épocas e geografias, com estilos e atitudes composicionais variados que, para além de aludirem a um período de tempo centenário, permitirão ainda a quem escutar o ciclo inteiro ter uma perspetiva abrangente das capacidades expressivas do novo órgão da Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima. Assim, nos seis concertos deste Ciclo de Órgão comemorativo da inauguração do novo órgão, poderemos escutar obras que representam períodos de 100 anos de música alemã, de música francesa, de música sacra, de música contemporânea e ainda de hinos marianos.
Nos cinco concertos que integram o Ciclo de Música Sacra oferecem-se alguns elementos da memória-tradição da música sacra cristã. Não foi difícil encontrar o "fio condutor", o "horizonte compreensivo" para este concreto ciclo de recitais, tão profunda, tão constante e rica é a presença da Virgem Maria na música, desde a sua primeira aparição no culto cristão. Mais complexo foi, sem dúvida, escolher as memórias: mesmo sabendo que estes concertos devem ser ouvidos em sintonia com todo o programa artístico do Centenário das Aparições de Fátima, eles são meros fragmentos de um horizonte incomensurável, em que tantas vozes tiveram de ficar silentes!
Durante os anos da celebração do Centenário das Aparições de Fátima, nas tardes do segundo domingo de cada mês, vários conferencistas abordam de forma reflexiva a atualidade da mensagem de Fátima. Em 2016 e 2017 decorre o VII Ciclo de Conferências. Os momentos musicais que integram este ciclo conferencial são também eles parte da reflexão. São curtos momentos musicais, pequenos fragmentos, que pretendem não só abrilhantar a mensagem e as temáticas abordadas nas conferências, mas também, por si só, exortar o ouvinte à reflexão, à meditação, à exaltação usando a música como veículo eficaz.
Concerto de Encerramento do Centenário das Aparições de Fátima
Coro e Orquestra Gulbenkian, com direção de Joana Carneiro
Sexta-feira, 13 de outubro de 2017 | 18h30
Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima
Com estreia mundial de obras dos compositores James MacMillan e Eurico Carrapatoso encomendadas pelo Santuário de Fátima para a celebração do Centenário das Aparições.
Integrado na cerimónia de encerramento da celebração do Centenário das Aparições de Fátima, este singular concerto, realizado pela Orquestra e pelo Coro Gulbenkian, dirigidos por Joana Carneiro, apresenta no seu alinhamento, entre outras, obras encomendadas pelo Santuário de Fátima aos compositores James MacMillan e Eurico Carrapatoso.
A utilização dos conteúdos constantes nesta galeria está sujeita a licenciamento. Por favor, contacte o Núcleo Audiovisual do Arquivo do Santuário de Fátima através do email [email protected].
Donativo Santuário de Fátima
Pagamento MBWAY
Telemóvel:
Por favor, conclua o pagamento na sua App MBWAY (a operação pode demorar um pouco a ficar disponível).
Pagamento MB
Entidade: Referência: Valor: €
O talão emitido pela caixa automática faz prova do pagamento. Conserve-o.
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.
O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.