Medidas para a peregrinação de 12 e 13 de outubro de 2020
Tendo em conta a atual situação epidemiológica, o Santuário de Fátima, de acordo com as indicações das autoridades de saúde, vê-se forçado a limitar o número de participantes nas celebrações da Peregrinação Internacional Aniversária de 12 e 13 de outubro. Proceder-se-á de acordo com o que se indica:
- Os peregrinos que apresentem sintomas próprios de COVID-19 deverão abster-se de participar na Peregrinação. Caso identifique algum dos sintomas contacte a linha de saúde SNS 24 (808 24 24 24).
- Serão disponibilizados, em diversos locais, dispensadores de solução alcoólica. Ainda assim, incentiva-se os peregrinos a trazerem os seus próprios dispensadores.
- Será necessário o uso de máscara durante as celebrações, mesmo no espaço aberto do Recinto de Oração.
- O acesso ao Recinto de Oração é feito por oito entradas, onde estarão acolhedores do Santuário a dar as devidas indicações.
- As entradas far-se-ão por ordem de chegada dos peregrinos, que serão conduzidos para as áreas de ocupação, indicadas com marcações no solo.
- Nas áreas circulares de ocupação, devidamente distanciadas, poderá estar apenas um número limitado de pessoas coabitantes, de acordo com as indicações dos acolhedores.
- Não pode haver movimentações no Recinto de Oração, devendo os peregrinos permanecer nas áreas de ocupação até saírem do Recinto.
- As vias de circulação no Recinto devem permanecer sempre desimpedidas para uma fácil deslocação dos peregrinos.
- As deslocações no Recinto só poderão ser efetuadas nos corredores assinalados e deverão ser reduzidas ao indispensável, mantendo o distanciamento físico mínimo de 2 metros.
- Durante as celebrações da peregrinação, o queimador de velas estará encerrado e não é possível o acesso à Capelinha.
- No dia 12, para a Procissão das Velas, cada peregrino poderá levantar a sua vela à entrada do Recinto e depositá-la, no final, nos pontos disponíveis para o efeito.
- Para a comunhão, os ministros deslocar-se-ão aos locais onde se encontram os peregrinos, de modo a que estes possam permanecer nos seus locais. Só é possível receber a Sagrada Comunhão na mão.
- Dentro do perímetro controlado existem instalações sanitárias, de modo a garantir que a sua utilização não obriga a entradas ou saídas do Recinto.
- A saída do Recinto far-se-á respeitando as indicações dos acolhedores, para que não haja aglomerações.
As medidas referidas no presente documento serão aplicadas também no dia 11 de outubro.
|