Exposição permanente Fátima Luz e Paz
A exposição permanente Fátima Luz e Paz abriu as suas portas em agosto de 2002 e está patente ao público no edifício da Reitoria do Santuário de Fátima, no conjunto arquitetónico da Casa de Retiros de Nossa Senhora do Carmo.
Em Fátima Luz e Paz expõe-se, de forma permanente, parte do espólio do Museu do Santuário de Fátima. O percurso museológico, concebido por Maria Teresa Gomes Ferreira, e a museografia, projetada por Cruz de Carvalho, pretendem enquadrar o visitante no cerne da mensagem de Fátima, colocando-o perante a interpelação fixada à maneira de percurso: "da guerra para a paz" e "das trevas para a luz".
De entre os objetos ali musealizados podem relevar-se, da Coleção de Ourivesaria, a coroa preciosa de Nossa Senhora de Fátima, onde se encontra a bala que atingiu João Paulo II, e várias alfaias litúrgicas. Pertence à Coleção de Escultura a peça mais antiga da exposição, um Cristo indo-português datado do século XVII. Da Coleção de Têxteis, expõem-se diferentes paramentos associados às peregrinações dos papas ao Santuário de Fátima, mas também alguns elementos de trajo regional ou ligados a ritos de passagem religiosa e a testemunhos de identificação social ou profissional. Especial espelho da devoção dos peregrinos a Nossa Senhora é o acervo de Joalharia, constituído por peças de ornamentação pessoal, maioritariamente de ouro. Muitos outros objetos ali se encontram, como os tradicionais ‘ex votos’ materializados em fotografias, em peças de cera, em velas, em miniaturas de embarcações, etc.
|