Lugares de formação e pastoral
Centro Pastoral de Paulo VI
O Centro Pastoral de Paulo VI – assim denominado em homenagem ao primeiro papa que se fez peregrino de Fátima, em maio de 1967 – situa-se no traçado poente do Santuário de Fátima, para lá da avenida D. José Alves Correia da Silva.
A sua primeira pedra foi benzida em 13 de maio de 1979 pelo cardeal Franjo Seper, então Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé. A inauguração, feita por João Paulo II, ocorreu no dia 13 de maio de 1982.
O centro, projetado por José Carlos Loureiro, tem quatro pisos e uma área de 1,4 hectares. Possui um grande anfiteatro, com 2092 cadeiras, salas para encontros, capela, alojamento em camaratas e refeitório self-service.
São várias as obras de arte com que foi enriquecido: a "Pastorinha", escultura de José Rodrigues; o "Cristo Ressuscitado", de Lagoa Henriques; a "Mãe do Bom Pastor", de Graça Costa Cabral; o "Cristo Crucificado", de Maria Irene Vilar; um vitral representando o Bom Pastor, de Júlio Resende; e, no exterior, uma escultura de Nossa Senhora, de Domingos Soares Branco.
|