Jubileu dos Doentes e Profissionais de SaúdeSantuário de Fátima 11 de fevereiro de 2025 / Dia Mundial do Doente
APRESENTAÇÃO «Não desanimes. Eu nunca te deixarei» O Santuário de Fátima, a Comissão Nacional da Pastoral da Saúde da Conferência Episcopal Portuguesa, o Serviço de Pastoral da Saúde da Diocese de Leiria-Fátima e o Movimento da Mensagem de Fátima estão a preparar conjuntamente o Jubileu dos Doentes e Profissionais de Saúde, que se concretizará no próximo dia 11 de fevereiro, em Fátima, como festiva e jubilar celebração do Dia Mundial do Doente neste Ano Santo que nos é dado viver em Igreja. Este é um programa que desejamos proporcionar às pessoas com doença e aos profissionais do mundo da saúde como ocasião para viverem e celebrarem jubilarmente o encontro com Deus, consigo mesmos e com os outros, nesse horizonte de esperança que dá tom à vivência do Jubileu de 2025. A peregrinação a este Santuário, neste contexto jubilar, pode constituir-se — particularmente para aqueles que se encontram a viver condição de doença e/ou fragilidade, mas também para aqueles que fazem do cuidado do outro a sua vocação-profissão — como sinal e experiência interior do olhar solícito e maternal da mãe de Jesus, aparecida em Fátima, em cujo coração resplandece o amor sempre vivificante de Deus. Às inquietações de Lúcia respondeu a Senhora do Rosário com aquela reconfortante afirmação de esperança (na qual pode rever-se tanto quem sofre, anelando por uma palavra de esperança, como quem cuida, inspirando-se na promessa de proximidade e amparo de Maria): «E tu sofres muito? Não desanimes. Eu nunca te deixarei» (IV Memória). As Instituições que se dedicam especificamente ao cuidado de pessoas com doença ou em condição de fragilidade — estabelecimentos/unidades de saúde, lares e outras — que desejem organizar a participação dos seus doentes/utentes neste programa devem preencher o formulário disponível para o efeito AQUI, por meio do qual o Santuário conhecerá as necessidades de reserva de espaço adequado para os doentes presentes na celebração da missa, no decurso da qual, em momento próprio, poderão receber a Unção dos Doentes. Haverá, pois, área reservada para pessoas com doença/fragilidade, que será ocupada designadamente pelas Instituições que confirmarão presença no programa, sendo que somente as pessoas nesta área poderão receber o sacramento da Unção dos Doentes. Contudo, os peregrinos individuais que se encontrem a viver condição de doença/fragilidade não ficarão impedidos do acesso ao sacramento: devem, à entrada na Basílica, dirigir-se a um dos acolhedores do Santuário (de equipa que estará ao serviço para esse efeito) indicando a sua condição de saúde e o desejo de receber a Unção, sendo encaminhados para essa mesma área reservada. Informa-se ainda que o almoço é livre, da responsabilidade de cada Instituição/grupo. Damos nota, porém, de duas informações que os grupos podem ter em conta:
Uma vez que a maior parte do programa decorre na Basílica da Santíssima Trindade e o espaço para eventual toma de refeição se localizará no Centro Pastoral de Paulo VI, recomendamos que sejam privilegiados os parques 11 e 12, nas laterais deste edifício, para o estacionamento das viaturas em que os grupos se desloquem. Para quaisquer esclarecimentos necessários, podem ser usados os contactos [email protected] ou (+351) 249 539 600.
PROGRAMA 10h00 | Acolhimento, Basílica da Santíssima Trindade 10h30 | Preparação para a Unção dos Doentes, Basílica da Santíssima Trindade 11h00 | Missa, Basílica da Santíssima Trindade (com celebração da Unção dos Doentes) 12h30 | Almoço (livre) 14h15 | Catequese, Basílica da Santíssima Trindade 15h15 | Caminhada processional até à Capelinha das Aparições 15h30 | Terço e despedida, Capelinha das Aparições
FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Disponível AQUI
CONTACTOS Para mais informações: [email protected] / +351 249 539 600 / www.fatima.pt |