thumbnailaficoneii-peregrinacao-pessoas-surdas24.jpg

Bailado contemporâneo sobre o acontecimento e a mensagem de Fátima

No contexto da II Peregrinação Europeia de Pessoas Surdas.

27 de setembro, 21h15 / Centro Pastoral de Paulo VI, Anfiteatro

 

A II Peregrinação Europeia de Pessoas Surdas decorre de 26 a 29 de setembro e concretiza-se num programa amplo e diversificado, do qual faz parte um serão cultural, na noite de 27 de setembro, a ter lugar no Anfiteatro do Centro Pastoral de Paulo VI e aberto a todos os interessados, de entrada livre.

Primordialmente dedicado aos peregrinos surdos participantes nesta peregrinação internacional, este serão cultural foi programado com o intuito de ser também aberto à comunidade e, assim, pensado com o cuidado quer de minimizar a barreira linguística para peregrinos surdos das diversas nacionalidades presentes (com línguas gestuais próprias), quer de assegurar inteligibilidade para pessoas ouvintes, de forma a constituir-se como um momento de arte e beleza inclusivo, compreensível para pessoas surdas e ouvintes, congregando-as num momento comum de fruição estética.

Neste horizonte, optou-se por materializar este espetáculo por meio da linguagem artística da dança, a qual contém todo esse potencial de comunicação e beleza que desejamos que este momento singular da peregrinação tenha em si e transmita a quantos dele usufruírem.

Tratar-se-á, deste modo, de um bailado sobre o acontecimento e a mensagem de Fátima, interpretado por cerca de 80 bailarinos entre os 8 e os 18 anos, com desenvolvimento em diversos quadros, ora paralelos, ora dialogantes, alternando a linguagem clássica com a contemporânea, de modo a aproximar a narrativa e a mensagem de Fátima dos homens e mulheres do século XXI. Lúcia, Francisco e Jacinta, iconicamente caraterizados, pontuam estes quadros, aparecendo como figuras muito simples e pequenas no meio dos movimentos da História. O momento central, charneira da narrativa, é o quadro da aparição da Virgem Maria a Lúcia, Francisco e Jacinta, encontro durante o qual Maria lhes comunica a luz intensa na qual eles se veem a si mesmos em Deus, que é essa luz (cf. Irmã Lúcia, Quarta Memória). Este momento irrompe em alegria e esperança sobre o futuro da História, da qual Lúcia, Francisco e Jacinta são pequenos protagonistas, candeias a irradiar a luz do amor transfigurador de Deus.

O Conservatório Internacional de Ballet e Dança Annarella Sanchez, que protagonizará o espetáculo, existe desde 2015. Sediado em Leiria, conta com cerca de 100 alunos, um corpo docente de professores internacionais e uma oferta formativa no âmbito do ensino artístico especializado, de nível básico e secundário, visando o desenvolvimento da sensibilidade estética, o conhecimento histórico na área da dança e uma aprendizagem e experimentação criativa e coreográfica. O Conservatório integra também uma Companhia de Dança Juvenil que proporciona a jovens bailarinos um programa pré-profissional de nível avançado, personalizado, forte e intenso, preparando-os para ingressarem em companhias profissionais de bailado.

PDF

HORÁRIOS

25 dez 2024

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 21h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.