01 de março, 2007

D. António Marto agradeceu ajuda dos hoteleiros no acolhimento aos peregrinos

No dia 15 de Fevereiro, na Capelinha das Aparições, uma Eucaristia deu início à 29ª edição do Encontro de Hoteleiros de Fátima e Responsáveis de Casas Religiosas que acolhem Peregrinos, uma iniciativa do Santuário de Fátima, organizada pelo Serviço de Peregrinos.
A presidir à Eucaristia, D. António dos Santos Marto, Bispo de Leiria-Fátima, saudou afectuosamente os 123 participantes no encontro, a quem agradeceu “a colaboração com este Santuário, para que, no campo do acolhimento, ajudem o Santuário a cumprir a sua missão”, que é, afirmou, ajudar o peregrino a chegar ao coração da fé cristã.
“Um dos grandes aspectos da mensagem de Fátima foi o de chamar o mundo ao coração da fé, ao Deus verdadeiro, a Jesus Cristo”, afirmou, acrescentando que “os peregrinos vêm (a Fátima), onde procuram viver uma experiência de fé, através do Imaculado Coração de Maria”.
D. António Marto reflectiu, também, durante a homilia sobre a figura de Jesus Cristo. “Não se conhece bem a Jesus se não se reconhece Jesus como salvador (…) Não é uma doutrina, não é um conjunto de fórmulas, quem nos salva é uma pessoa, é Cristo”, disse.
A reflexão alargou-se aos grandes problemas que a humanidade viveu durante o século XX, em especial com as duas Grandes Guerras. O Bispo de Leiria-Fátima salientou que “num tempo em que assistimos a um eclipse cultural de Deus, parece que Deus desaparece das consciências e da cultura da sociedade – e quando Deus desaparece do convívio dos homens, os homens tornam-se ferozes para com os próprios homens – (…) Nossa Senhora veio também (em Fátima) gritar à consciência do homem, para que faça um exame de consciência, para sabermos para onde caminhamos”.
“Por isso o Santuário (de Fátima) continuará a ser um lugar onde se ouve o apelo da Mãe de Deus à paz (…), uma encruzilhada de homens e mulheres do mundo que trazem as suas contradições interiores, as suas lutas interiores, os seus falhanços pessoais, mas, ao mesmo tempo (trazem) a esperança de se regenerarem, de alcançarem a paz”, reiterou D. António ao frisar também que Fátima “é um lugar onde os peregrinos virão reencontrar a paz”.
Neste sentido, D. António Marto apelou aos hoteleiros para que “no acolhimento, na atenção a cada pessoa, possam também contribuir, à vossa medida, com os vossos meios, para a pacificação, para a paz, no coração das pessoas”.





O grupo visita neste momento a exposição “Fátima Luz e Paz”, patente no edifício da Reitoria do Santuário. Esta exposição tem algumas das ofertas feitas a Nossa Senhora de Fátima ou ao Seu Santuário, entregues ou enviadas ao Santuário ou recebidas durante as peregrinações que a Imagem da Virgem Peregrina faz pelos quatro cantos do Mundo.
É nesta exposição que é possível ver a coroa oferecida pelas mulheres de Portugal, na qual foi incrustada a bala oferecida por João Paulo II, entre outras ofertas deste Papa e de outros Sumo Pontífices, mas também vestidos de noiva e de baptizado, alfaias litúrgicas, peças em ouro, rosários e um dos mantos da Rainha Dona Amélia. São inúmeras as ofertas, feitas por personalidades conhecidas ou por pessoas anónimas.
A mostra tem três novas peças: a bota de prata oferecida pelo futebolista Nuno Gomes e um terço elaborado com pedaços do muro de Berlim são duas delas. A outra é uma caixa em madeira com um lenço branco e um terço, entregue a D. Serafim Ferreira e Silva , em 2005, pelo secretário pessoal de João Paulo II, após o falecimento do Santo Padre.

Pelas 17h00 o grupo dirigir-se-á à Casa de Nossa Senhora das Dores onde reunirá. O jantar convívio é este ano oferecido pelo Hotel Quatro Estações.
Confirmaram presença, junto do Serviço de Peregrinos do Santuário, as seguintes entidades: Presidente da Câmara Municipal de Ourém, Presidente da Assembleia Municipal de Ourém, Presidente da Junta de Freguesia de Fátima, Presidente dos BV de Fátima, Director do Centro de Saúde de Fátima, Presidente da ACISO, Chefe da Estação dos CTT de Fátima, Directora da Escola Profissional de Ourém e Presidente da Região de Turismo Leiria-Fátima.
PDF

HORÁRIOS

07 jul 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 10h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.