24 de fevereiro, 2022
XI Encontro de Comerciantes juntou responsáveis e lojistas pelo comercio em Fátima no Centro Pastoral de Paulo VIIniciativa começou com uma celebração, na Capela da Morte de Jesus
O Santuário de Fátima promoveu esta tarde o XI Encontro de Comerciantes, que juntou os responsáveis e lojistas pelo comércio em Fátima, numa tarde formativa. Esta iniciativa começou com uma celebração, na Capela da Morte de Jesus, presidida pelo reitor do Santuário de Fátima. No encontro, que teve lugar no Salão do Bom Pastor, no Centro Pastoral de Paulo VI, o padre Carlos Cabecinhas fez um breve balanço da forma como o tempo de pandemia foi vivido na Cova da Iria, e começou por recordar que também os Pastorinhos foram vítimas de uma pandemia. “Pela primeira vez na história do Santuário de Fátima, em alguns momentos não houve a possibilidade dos peregrinos participarem presencialmente nas celebrações”, referiu, lembrando ainda algumas situações inéditas vividas durante esta conjuntura. As consequências da pandemia são visíveis, “mas temos consciência que Fátima foi profundamente atingida por esta situação”, isto porque “mesmo quando as medidas foram aliviadas, o efeito não foi imediato, e os grupos estrangeiros estiveram ausentes”, disse ainda. “O Santuário de Fátima nunca fechou portas, embora com as celebrações restringidas, a Capelinha das Aparições continuou a ser espaço de oração, a Capela da Reconciliação esteve sempre aberta, mesmo durante os confinamentos”, isto porque “foi significativo dar o sinal de que mediante as circunstâncias as pessoas poderiam vir à Cova da Iria, em segurança, e por isso reforço das medidas neste sentido”. O padre Carlos Cabecinhas lembrou ainda aqueles que não puderam vir a Fátima, e dessa forma e acompanharam as celebrações através dos meios de comunicação social e digital. “Atualmente os sinais são muito positivos, de esperança”, e estamos por isso num momento que perspetiva “o regresso a uma normalidade”. O tema do ano “Levanta-te! És testemunha do que viste”, foi apresentado pelo responsável do Departamento de Acolhimento e Pastoral, André Pereira. O tema, convida, deste modo a sublinhar a anterioridade da dimensão mística da existência cristã como condição para um testemunho de vida enraizado na experiência interior da união com Cristo. O encontro findou com uma apresentação sobre o centenário do jornal a Voz da Fátima, por Carmo Rodeia, responsável pelo Gabinete de Comunicação do Santuário de Fátima. Desde a primeira publicação, a 13 de outubro de 1922, o jornal Voz da Fátima destinou-se a divulgar os fenómenos e acontecimentos de Fátima, tornando-se um meio de comunicação fundamental para comunicar com os fiéis e para difundir Fátima. O jornal existe aos dias de hoje, em formato digital e em papel, com uma tiragem superior aos 62 mil exemplares, o que faz do Voz da Fátima o jornal católico com maior tiragem e distribuição em todo o território português- Continente e Ilhas-, mas também no estrangeiro, sobretudo junto das comunidades portuguesas. O Encontro de Comerciantes de Fátima acontece a cada dois anos. A último encontro aconteceu em fevereiro de 2019. |