11 de julho, 2006

Na celebração do 150º aniversário do Dogma da Imaculada Conceição
 
                                    
A Imagem Peregrina de Nª Sª de Fátima (nº4) realizou uma grandiosa peregrinação em Itália, nas regiões de Campania, Lazio e Toscana, de 13 de Abril a 1 de Agosto de 2004, passando por 10 dioceses (Alife-Caiazzo, Avellino, Aversa, Napoli, Nola, Porto-Santa Rufina, Roma, Sabina-Poggio Mirteto, Teano-Calvi e Volterra), onde visitou 19 paróquias e 2 santuários.
A organização esteve a cargo do Apostolado Mundial de Fátima de Itália, do qual recebemos, no final da peregrinação, dois magníficos álbuns de fotografias, 4 videocassetes e um relatório sobre esta missão pela paz.
O relatório começa precisamente por agradecer aos senhores Arcebispos e Bispos diocesanos que estiveram presentes nas várias celebrações, a Sua Eminência o Sr. Cardeal Michele Giordano, Arcebispo Metropolitano de Nápoles, pela mensagem enviada, e a todos os sacerdotes que colaboraram. Um particular agradecimento é dirigido a Sua Ex.cia Mons. Lino Fumagalli, Bispo de Sabina-Poggio Mirteto, pela sua participação durante todas as etapas nas várias dioceses.
Uma profunda gratidão é endereçada ao Santo Padre João Paulo II, pela mensagem que enviou através de Sua Eminência o Sr. Cardeal Secretário de Estado. Sua Santidade afirmou constante recordação na oração por todos aqueles que promovem a devoção e a consagração a Nossa Senhora, e exortou todos os fiéis a perseverarem na oração, nas obras pela paz e na autêntica devoção à Virgem Maria, com empenho missionário e fervente testemunho evangélico. Enviou, por fim, uma a paterna bênção apostólica a todos os participantes naquela missão mariana.
Transcrevemos, a seguir, alguns trechos daquele relatório:
«No dia 13 de Abril, a Imagem Peregrina de Nª Sª de Fátima chegou ao Aeroporto de Fiumicino, para o itinerário da paz, em conexão com o 150º aniversário do Dogma da Imaculada Conceição da Virgem Maria (1854-2004).
A primeira saudação, em terra italiana, teve lugar na paróquia da Sé de Monterotondo, onde a Virgem foi acolhida pelos sacerdotes locais e por toda a população, com uma celebração presidida pela Sua Ex.cia Mons. Lino Fumagalli, estando também presente Sua Ex.cia Mons. Diego Bona, Presidente do Apostolado Mundial de Fátima em Itália, e diversas autoridades civis e militares. Os Carabineiros e os Bombeiros, com as suas fardas de gala e os respectivos estandartes, prestaram também homenagem a Nossa Senhora.
Antes de começar a viagem pelas diferentes localidades e comunidades diocesanas, foi colocado nas mãos de Nossa Senhora Peregrina um valioso Rosário, oferecido pelo Santo Padre João Paulo II na peregrinação do ano passado, para pedir à Virgem o precioso dom da paz do mundo e a santificação das famílias; foram também colocadas as bandeiras de Itália e da Europa.
A Virgem Peregrina partiu então para a Capela da Secretaria Nacional do Apostolado Mundial de Fátima, e a seguir para a paróquia dos Santos Pedro e Paulo - Alvignano, sede regional do movimento na região de Campania.  Partindo de um campo desportivo, num veículo da paz, a Imagem foi depois levada para as várias dioceses e paróquias, onde foi recebida por uma multidão de fiéis, que testemunhou a sua grande piedade e devoção pela Virgem Mãe.
Em todas as jornadas marianas se realizaram celebrações da palavra, penitenciais, eucarísticas, vigílias de oração, com a reza quase incessante do Santo Rosário. Com a mesma fé e devoção que se respira na Cova da Iria, inúmeros peregrinos, provenientes das outras regiões e países limítrofes, participaram nas procissões de velas, com a presença do Santíssimo Sacramento e da Virgem Peregrina.
Salientamos os vários encontros de oração que se realizaram com os jovens das diferentes localidades onde Nossa Senhora esteve, inseridos no âmbito das iniciativas do Serviço da Pastoral Juvenil das várias dioceses. Os celebrantes, neste momento rico de graça, sublinharam que a Mensagem de Fátima ajudará os jovens a descobrir e a aprofundar o amor à Eucaristia, à Virgem Santíssima, à Igreja e ao Papa, consagrando a sua vida pela salvação do mundo.
Nos dias 12 e 13 de Maio, os fiéis encontraram-se na Paróquia de Cristo Rei, em Secondigliano - Nápoles, em comunhão fervorosa de oração com as celebrações que se realizavam no Santuário de Fátima. Durante toda a noite, realizou-se uma vigília de oração, que culminou com o tocar dos sinos, na madrugada do dia 13, para cumprimentar Nossa Senhora. Foi comovente a chegada da Imagem à Catedral de Nápoles, onde foi acolhida com o cântico do “Avé de Fátima” e com um grande aplauso. A celebração foi presidida pelo Vigário Geral da Arquidiocese de Nápoles, Sua Ex.cia Mons. Vincenzo Pelvi, estando presentes Sua Ex.cia Mons. Diego Bona e o Clero Diocesano. Participaram diversas autoridades civis e militares, associações e movimentos. Sua Em. o Sr. Cardeal Michele Giordano fez chegar a sua mensagem. No final, perante uma multidão de fiéis, foi renovada a consagração ao Imaculado Coração de Maria.
A solene celebração conclusiva da peregrinação foi presidida pelo Sua Ex.cia Mons Diego Bona, na Catedral de Poggio-Mirteto, com a presença de Sua Ex.cia Mons. Lino Fumagalli, do Rev. Pe. Italo, Vigário do Santuário de Santa Maria delle Grazie em Cappelle di Teano, de sacerdotes diocesanos e autoridades civis e militares. A Imagem de Nossa Senhora Peregrina de Fátima foi saudada com comoção por uma multidão de peregrinos, que acorreu de várias localidades da diocese de Sabina: Borgo Santa Maria, Corese Terra, Canneto-Sabino, Talocci, Fara Sabina, Toffia, Poggio Moiano, Ginestra e Poggio Mirteto. Outros vieram de Rieti, Roma, Civita Castellana e de diversas localidades de Lazio. Estavam também presentes comunidades da diocese de Teano-Calvi: Cappelle di Teano, Fontanelle e San Giuliano.
No momento da despedida para o Aeroporto de Fiumicino, a Imagem de Nossa Senhora Peregrina passou triunfante através da multidão, entre a grande praça da Catedral e a rua principal, até chegar ao campo desportivo, onde estava à sua espera o veículo da Polícia de Estado. Com o canto do Avé de Fátima e os gestos do tradicional Adeus (lenços brancos a acenar e o bater de palmas), a Imagem deixou a nossa península com um Arrivederci».
António Valinho
PDF

HORÁRIOS

07 jul 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 10h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.