07 de janeiro, 2019

D0074058.jpg

Virgem Peregrina de Fátima volta a ser embaixadora da Paz em 16 viagens

Imagem nº 11 visitará a Jordânia em maio

 

A Virgem Peregrina de Fátima fará este ano 16 viagens, por três continentes, de entre as quais se destaca uma visita à Jordânia, em maio, a convite do Cathedral Center for Studies and Media do Patriarcado Latino de Jerusalém. A imagem número 11 estará na Jordânia entre os dias 30 de maio e 3 de junho e permanecerá neste centro de pesquisas.

A Virgem Peregrina irá estar também em vários países da América Latina, onde a devoção a Nossa Senhora é muito significativa, como Panamá, Brasil, Costa Rica e Colômbia.

Já neste mês de Janeiro a imagem nº1 estará, a título excecional, no Panamá para a Jornada Mundial da Juventude, que receberá o Papa Francisco. Até ao próximo dia 21, também a imagem nº 10 estará na Arquidiocese de San José, na Costa Rica e, a partir de 1 de maio, será a vez da imagem nº 3 seguir rumo a São Paulo, no Brasil onde ficará até ao final do mês de Maria.

Itália, em abril, volta a receber a visita de quatro imagens da Virgem Peregrina de Fátima. A imagem nº 4 vai estar a peregrinar em várias dioceses italianas a convite do Apostolado Mundial de Fátima; a nº 5 estará em Brescia e Ferrara, entre 11 e 21 de maio, respetivamente. A imagem nº 6 da Virgem Peregrina estará no final deste ano (a partir do dia 26 de dezembro) em Cagliari, depois de em maio visitar Florença. Também em maio, a imagem nº 7 estará em peregrinação por Milão e outras dioceses da região italiana da Lombardia. A Imagem nº 13 visitará também várias dioceses italianas entre os dias 27 de abril e 2 de junho.

Neste ano pastoral do Santuário, cujo tema é “Dar graças por Peregrinar em Igreja”, a Virgem Peregrina de Fátima irá ainda a duas dioceses de Espanha - Santiago de Compostela e Alicante- e a Coimbra, em Portugal.

A grande deslocação será de facto ao Panamá para a Jornada Mundial da Juventude onde irá cumprir um programa próprio que a levará até a um estabelecimento prisional ou a um centro hospital oncológico.

Numa mensagem aos Cristãos do Panamá o Pe. Carlos Cabecinhas, Reitor do Santuário de Fátima, falou da “muita alegria” que é enviar a “Imagem Peregrina mais importante” para este acontecimento.

“Esta Imagem Peregrina é única, é a primeira e a original, aquela que percorreu os vários continentes, aquela que deu várias vezes a volta ao mundo, mas desde o ano 2000 já não sai do Santuário. Essa Imagem foi nesse ano 2000 entronizada na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima e só muito excecionalmente, em ocasiões muito importantes é que sai. Entendemos que este é um momento muito importante e que por isso justifica a saída desta Imagem Peregrina nº1, aquela que como eu dizia é para nós a mais importante das Imagens Peregrinas de Nossa Senhora de Fátima”, explicou o reitor do Santuário, justificando ainda as JMJ 2019 como um “acontecimento eclesial de primeira importância”.

Segundo as palavras do Pe. Carlos Cabecinhas, há uma “clara consciência do quão importante é para toda a Igreja esta presença dos jovens juntos com o Santo Padre em oração, em reflexão, em convívio, em festa”.

Por outro lado “sabemos o quanto a devoção a Nossa Senhora está desde a origem das jornadas mundiais da juventude ligada a este acontecimento. Sabemos o quão devoto era a Nossa Senhora o Papa S. João Paulo II, e por isso muito naturalmente, quando ele criou as jornadas mundiais da juventude, deu-lhe desde inicio um cunho mariano, e por isso este era também motivo mais que suficiente para o envio de uma Imagem para nós tão importante”.

Este envio, “é uma forma de exprimirmos a união na oração neste acontecimento”, reiterou.

PDF

HORÁRIOS

24 nov 2024

Missa, na Capelinha das Aparições

  • 12h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 16h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.