17 de agosto, 2007

Editorial do Boletim Internacional " Fátima Luz e Paz", de 13 de Agosto 2007:

Em Junho de 1996, o Santuário de Fátima publicava um opúsculo de 133 páginas, com o título «Grande espaço coberto para assembleias  (Geca) e outros espaços». Nele se expunham razões e se lançava o programa para a grande igreja cuja construção está prestes a terminar, ao cimo do Recinto de Oração. Conscientes de que o tempo mais decisivo de todas as coisas é o dos seus princípios e o dos seus fins, fomos limando o programa e ajustando os trabalhos às constantes novidades que a realidade nos ia propondo ou impondo.
A construção iniciou-se em 2 de Fevereiro de 2004. Era nosso propósito inaugurar a nova igreja em 13 de Maio deste ano, nonagésimo aniversário da primeira aparição de Nossa Senhora. Atrasos vários forçaram-nos a adiar para 13 de Outubro, conclusão das celebrações aniversárias.
Estamos imensamente gratos ao Santo Padre Bento XVI por se ter dignado nomear como seu legado o Cardeal Secretário de Estado. A sua total abertura à mensagem da Cova da Iria levou recentemente o Senhor Cardeal Tarcisio Bertone ao gesto inédito de publicar em livro o que sabe e sente acerca do fenómeno de Fátima.
Já no opúsculo acima citado deixávamos exarado, página 84, o propósito de dedicarmos a nova igreja à Santíssima Trindade.
Citávamos aí duas razões. «A primeira é que, mesmo não ficando concluído no ano 2000, o Geca assinalará em Fátima e em Portugal a passagem do milénio. O Santo Padre propõe que o mistério da S.S. Trindade e a sua glorificação constituam o objectivo das celebrações do jubileu 2000 (Carta Apostólica Tertio millennio adveniente, nº 55). Este propósito concorda com a mensagem do «Anjo da Paz», na 1ª e 3ª aparições em Fátima, mensagem que poderia começar a ser mais fortemente vivida nesta passagem do milénio. De facto, a afirmação da fé em Deus é a essência da mensagem do Anjo.»
Sabemos com pena que, segundo reacções já publicitadas, a nova igreja não conseguirá agradar a todos os amigos deste Santuário. Fizemos várias sondagens, em vários momentos prévios às decisões, e cremos por aí que o novo espaço vai agradar à grande maioria.
Gratos a estes últimos e com todo o respeito pelos demais, pedimos a todos que aceitem a sinceridade deste nosso testemunho: Na intenção do Santuário, esta grande igreja foi antevista, programada e construída unicamente para o bem dos peregrinos e a glória da Santíssima Trindade. 
P. Luciano Guerra, Reitor do Santuário. 
 
PDF

HORÁRIOS

06 jul 2024

Rosário, na Capelinha das Aparições, e procissão das velas, no Recinto de Oração

  • 21h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.