15 de abril, 2007

A convite do Reitor do Santuário de Fátima, a 14 de Abril,  decorreu o 1º Encontro de Médicos do Posto de Socorros do Santuário de Fátima.

A jornada, de confraternização, reflexão e oração, decorreu sobre o signo da gratidão.
Mons. Luciano Guerra, e também o Bispo de Leiria-Fátima, agradeceram toda a dedicação prestada por estes profissionais, reconhecimento que alargaram a todas as pessoas da área da enfermagem que trabalham no Posto de Socorros do Santuário de Fátima.
Os médicos, nas pessoas do presidente da Associação de Médicos Católicos de Portugal e do responsável pelos médicos da Associação de Servitas, agradeceram a Nossa Senhora a possibilidade de trabalharem ao serviço dos peregrinos e ao Santuário de Fátima o acolhimento prestado quando trabalham neste local.
“Este encontro é motivado particularmente pela gratidão. (…) Tenho sentido esta imensa amizade e dedicação que os médicos nos dão aqui no Santuário de Fátima e esta minha gratidão alargo-a aos familiares dos médicos”, afirmou Mons. Luciano Guerra, no momento do acolhimento.
António Sarmento, presidente da Associação dos Médicos Católicos Portugueses, organismo privado fundado em 1915 e que no ano de 2006 coordenou o trabalho de 132 médicos no Santuário de Fátima, que trabalharam todos os fins-de-semana, feriados e dias santos e todos os dias de 15 de Julho a 15 de Setembro, afirmou que: “Agradeço em meu nome e em nome de todos os médicos, mesmo em nome dos que não pertencem à associação mas que colaboram neste trabalho no Santuário, a oportunidade que nos deram de prestar esse serviço”.
No mesmo sentido, o médico Sebastião Barbas, responsável pelos médicos da Associação Servitas de Nossa Senhora de Fátima, que trabalham no Posto do Socorros por ocasião das peregrinações aniversárias e nas outras grandes peregrinações do ano, após apresentar uma abordagem histórica da prestação de serviços médicos no Santuário, visível poucos anos depois das aparições de 1917, também agradeceu a Nossa Senhora a graça de poder prestar este serviço.
No início da homilia, D. António Marto deixou expresso “em nome do Santuário de Fátima e em nome da Igreja, um profundo reconhecimento, de profunda gratidão, por todo o serviço que prestais aos irmãos peregrinos”.
Uma nota marcante deste encontro foi a homenagem que o Santuário entendeu prestar ao Dr. Augusto Bianchi, médico que em 1990 acolheu o convite do Reitor do Santuário para coordenar o trabalho de um grupo de médicos, que desta forma se uniu ao serviço já desenvolvido pelos médicos servitas. Pelas mãos do Bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, no final da Eucaristia celebrada na Capela dos Santos Anjos, na Casa de Nossa Senhora das Dores, foi oferecida ao Dr. Bianchi a medalha de ouro do Santuário de Fátima, na qual se pretendeu agradecer a “fidelidade e persistência” deste médico.
 Da parte da tarde, após uma reflexão pelo Reitor do Santuário sobre o tema pastoral do ano 2007 - “Deus é Amor Misericordioso”, na qual esteve presente o Bispo Emérito de Leiria-Fátima, D. Serafim Ferreira e Silva, o grupo rezou, na Capelinha das Aparições pelos médicos voluntários e suas famílias, pelos peregrinos de Fátima e pelas intenções da Igreja. 
Em dois momentos deste encontro foi recordado o médico Coelho Santos, também ele médico voluntário no Santuário e com problemas de saúde.

PDF

HORÁRIOS

07 jul 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 10h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.