07 de maio, 2008

TODOS SOMOS CONVIDADOS À SANTIDADE

Depois de, no dia 1 de Maio, o Santuário de Fátima ter acolhido uma peregrinação nacional já de si sempre marcada pela elevada presença de jovens – a Peregrinação Nacional dos Acólitos, que foi presidida D. António Taipa, Presidente da Comissão Episcopal de Liturgia e Bispo Auxiliar do Porto, que sublinhou que o acólito, ao participar activamente na Eucaristia, vive a realização do céu na terra – a alegria, o colorido e a força da juventude voltaram este fim-de-semana de 3 e 4 de Maio a marcar presença em Fátima, por ocasião da realização da “Fátima Jovem 2008”, peregrinação nacional de jovens a Fátima, organizada Departamento Nacional da Pastoral Juvenil. 
Aos milhares de jovens que hoje participaram na Eucaristia Dominical e que no final da celebração se comprometeram a servir o Evangelho e a dar testemunho de fé, juntaram-se muitos outros grupos de peregrinos vindos de vários países do mundo.
Anunciaram-se no Serviço de Peregrinos do Santuário: dois grupos da Alemanha, um do Brasil e outro da Eslováquia, onze grupos de Espanha, um da Irlanda, dois de Itália e da Polónia e vinte grupos de Portugal, incluindo o “Fátima Jovem”.
Em termos de peregrinos espanhóis, destaque-se a presença do grupo da “Adoración Nocturna”, a maior peregrinação estrangeira vinda de um só país a este santuário mariano, este ano pela 22ª vez. O lema que congregou este grupo durante quatro dias em Fátima foi “Todas as gerações te chamarão Bem-aventurada!”. 
D. António Marto, Bispo de Leiria-Fátima e presidente da celebração eucarística de hoje, exortou todos os presentes a procurarem o caminho da santidade.
No dia em que a Igreja celebra a Ascensão de Jesus ao Céu, D. António Marto sublinhou que, à semelhança do caminho percorrido por Jesus, “que subiu aos céus mas nunca nos abandona, (pois) Ele próprio disse “Eu ficarei sempre convosco”, todos os cristãos são convidados a dar “um sentido de elevação moral à nossa vida”.
“Precisamos de dar à nossa vida, à vida na sociedade, à vida no mundo uma elevação espiritual”, concluiu exortando em especial os jovens a “sair da banalidade e a mediocridade da vida”, “porque vos vai ser confiado o futuro da nossa sociedade”.
Esta solicitação “à não acomodação” havia sido já evidenciada por D. António quando saudou, no início da homilia, os jovens presentes no Santuário: “Salve, querida juventude católica de Portugal aqui presente, sinal de uma Igreja viva, alegre e jovem, que não quer envelhecer, não se quer deixar acomodar!”.

No Dia da Mãe, às mães e aos pais o prelado também pediu que transmitam o sentido da busca da santidade. “Quem como as mães pode e sabe transmitir, junto com o leite materno, o leite espiritual, o alimento espiritual à luz da fé? Eu sei que hoje é difícil ser pai e mãe, mas vós tendes a missão de contribuir, como só vós sabeis, para a elevação moral e espiritual dos vossos filhos”, afirmou D. António.
Mesmo no início da homilia, D. António Marto também saudou de forma especial as mães, dizendo: “Em nome pessoal e de toda a Igreja, dirijo uma saudação do fundo do coração às mães aqui presentes, às mães de todos nós, as vivas e às que partiram para a casa do Senhor”.

No 42º Dia Mundial das Comunicação Socais, que a Igreja Católica celebra hoje sob o lema proposto pelo Santo Padre Bento XVI “Media «na encruzilhada entre protagonismo e serviço»”, também o Bispo de Leiria-Fátima entendeu relembrar a mensagem papal aos agentes de comunicação social: o apelo ao serviço do crescimento do ser humano, “ao serviço da verdade inteira e integral da pessoa humana”.
“O Santo Padre, na mensagem para hoje, convida os agentes e os meios de comunicação social a colocarem-se, a trabalhar ao serviço do crescimento do homem interior, da renovação ética do próprio homem. (…) É preciso evitar que os meios de comunicação social se tornem megafones do relativismo moral”, afirmou.
O ofertório de hoje, por deliberação da Conferência Episcopal Portuguesa, reverterá para os projectos da Comunicação Social da Igreja. Em 2007, no 41º Dia Mundial das Comunicações Sociais, foi obtido, para a mesma causa, fruto da solidariedade dos peregrinos no Santuário de Fátima, o valor de 17395,75€.

Ainda em termos de solidariedade, e porque decorre actualmente, a campanha do Banco Alimentar, D. António Marto, durante a homilia, reforçou a importância desta iniciativa solidária, recordando que, com a colaboração de todos, se está “a fazer face à pobreza no nosso país”.
Boletim Informativo 51/2008
Sala de Imprensa do santuário de Fátima, de 4 de Maio de 2008, 13h15
 
ARQUIVO:
Vem aí mais uma “FÁTIMA JOVEM”, momento especial em que o Santuário de Fátima recebe muitos jovens vindos de todas as dioceses de Portugal.
O “Fátima Jovem” é a peregrinação nacional dos jovens a Fátima, uma organização Departamento Nacional da Pastoral Juvenil.
Por estes dias, Fátima recebe também a maior peregrinação estrangeira vinda de um só país, a peregrinação da ADORACÍON NOCTURNA, de Espanha.
A Eucaristia de 4 de Maio será presidida pelo Bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto.
FÁTIMA JOVEM:
Vêm aí mais uma “Fátima Jovem”, momento especial em que Fátima recebe sempre muitos jovens vindos de todas as dioceses de Portugal.
“Resumidamente, o Fátima Jovem é a peregrinação nacional dos jovens a Fátima. Destaca-se o ‘nacional’ por duas razões: é uma organização do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil, o conjunto de todos os serviços diocesanos dedicados à pastoral juvenil, e é destinada aos jovens de todas as dioceses”, explica Paulo Adriano, do Serviço de Pastoral Juvenil da Diocese de Leiria-Fátima (em www.leiria-fatima.pt).
Programa
Dia 03 de Maio:
13h30 - Cada diocese é responsável por preparar o programa para os seus jovens.
17h00 - Início do programa oficial “Fátima Jovem”, no Centro Pastoral Paulo VI.
As actividades deste dia concluirão com uma vigília de oração, na Igreja da Santíssima Trindade.

Dia 04 de Maio:
10h00 – Rosário, na Capelinha.
11h00 - Eucaristia no Recinto, presidida pelo D. António Marto, Bispo de Leiria-Fátima.
 
 
PDF

HORÁRIOS

06 jul 2024

Missa, na Capela da Morte de Jesus

  • 15h00
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 16h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.