02 de dezembro, 2015


D0166444.jpg


Terra e Céu: peregrinos e santos de Fátima

Exposição temporária evocativa da aparição de setembro de 1917


No 6.º ano da celebração do Centenário das Aparições de Fátima
 
Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima
Convivium de Santo Agostinho
Piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade
 
Entrada livre
de 28 de novembro de 2015 a 31 de outubro de 2016
todos os dias das 9h00 às 19h00
 
Na caminhada celebrativa que o Santuário de Fátima tem percorrido no contexto do Centenário de 2017, no dia 28 de novembro inaugura uma exposição que, através de espólio histórico e artístico, demonstrará como o Santuário de Fátima tem sido lugar de grande importância para a história da santidade no mundo contemporâneo.
Depois de algumas referências ao sentido do peregrinar, apresentadas a partir da ideia cristã de caminho batismal (Núcleo I – “Cristo, princípio e fim do caminho”), o visitante é confrontado com a narrativa da aparição de setembro de 1917, onde, segundo Lúcia nas suas Memórias, a Cova da Iria se encheu de milhares de pessoas que consigo traziam, para além da expectativa relacionada com aquele dia 13, os dramas do seu quotidiano (Núcleo II – “Os pés peregrinos”).
Antes de “Subir aos céus de Fátima: os santos da colunata do santuário” (Núcleo IV), onde o visitante verá os santos marianos que constam da paisagem do recinto de oração, a exposição integrará uma reflexão acerca da caminhada proposta pela Igreja através dos ensinamentos de Cristo (Núcleo III – “O alimento da jornada: a palavra e o pão repartidos”). Nesta parte, o visitante é surpreendido pela simultaneidade de valores que se encontram associados a diferentes ocasiões da experiência cristã, desde a celebração eucarística até ao viver o mandamento do amor, percecionado pelas diferentes ações que o podem manifestar.  
A exposição termina em forma de cruz, acentuando a peça de abertura (também uma cruz) e criando lugar para o ‘convivium’ entre as mais importantes figuras que, ao longo de quase cem anos, passaram por Fátima. Num primeiro bloco, estarão os homens e as mulheres que já mereceram da Igreja o título de santos ou de beatos, num bloco último, os nomes de figuras que se encontram em estudo, a fim de serem dadas como exemplo aos fiéis do catolicismo.
Este ‘fórum’ final, que não termina sem que tenha havido uma referência à imagem da coroa de glória que, segundo o discurso bíblico, está reservada àqueles que, tomando a sua cruz, seguem o caminho de Cristo, evidencia que o recinto do Santuário da Cova da Iria foi lugar procurado pelos que, na atualidade, se esforçaram por caminhar segundo a retidão de coração, vendo na Mensagem de Fátima uma manifestação clara do amor de Deus nas suas vidas.
A exposição contempla múltiplas referências à espacialidade do santuário (recinto com velas, colunatas, galilé dos apóstolos Pedro e Paulo, painel de terracota dourada da basílica da Santíssima Trindade, antiga cruz luminosa do presbitério do recinto de oração, etc.). Assim se apresentará o lugar onde, ao longo de várias décadas, se cruzaram figuras históricas que no decurso da sua biografia rezaram no Santuário de Fátima. Francisco e Jacinta Marto, João XXIII, Paulo VI, João Paulo II, Teresa de Calcutá, Alexandrina Maria da Costa, Padre Pio, Josemaría Escrivá e Álvaro de Portilho são nomes de santos e beatos aos quais se juntarão os que se encontram com processo em fase de estudo, lista sempre incompleta que prova a importância do lugar para tantos homens e mulheres da época contemporânea. 
Às várias peças do acervo do Museu do Santuário de Fátima juntaram-se muitas outras provenientes de Portugal e do estrangeiro, pertencentes a museus, a comunidades eclesiais, a instituições civis e a particulares.
“Terra e Céu: peregrinos e santos de Fátima” é, antes de mais, uma experiência que leva o visitante a caminhar por um percurso que faz espelhar esses dois conceitos não antagónicos, mas, assim o entende a Mensagem de Fátima, luminosamente complementares. De pés firmes porque sulcaram a Terra, os peregrinos de Fátima olham para o Céu. Entre a Terra e o Céu, inscrevem-se, de facto, muitos nomes que um dia experimentaram Fátima como lugar de santidade.
 
Santuário de Fátima, 28 de novembro de 2015
 
Marco Daniel Duarte
Comissário da Exposição
 
 
Ficha técnica
Produção | Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima
Comissariado e museologia | Marco Daniel Duarte
Arquitetura | M.ª Joana Delgado
Design | Inês do Carmo
Tema musical | Tiago Matias, “Lux”, improvisação sobre “A luz de Cristo”, de M. Luís; “Regina”, improvisação sobre “Hossana, Rainha de Portugal”, de M. Faria
Pesquisa | Ana Rita Santos, Carlos Henriques, Marco Daniel Duarte, Sónia Vazão
Conservação e restauro | Ana Rita Santos, Carlos Henriques
Fotografia | Arquivo Fotográfico do Santuário de Fátima, Luís Oliveira
Espólio histórico-artístico | Cabido da Sé do Porto (Diocese do Porto); Câmara Municipal das Caldas da Rainha, Centro de Artes; Câmara Municipal de Matosinhos; Congregação das Irmãs Concepcionistas ao Serviço dos Pobres; Congregação das Irmãs Reparadoras de Nossa Senhora de Fátima; Congregação das Servas da Santa Igreja; Congregação das Servas de Nossa Senhora de Fátima; Congregação dos Missionários Redentoristas em Portugal; Carmelo de Santa Teresa de Coimbra; Coleção de Ana Sobral e de Margarida Gil; Coleção de Andrea Acutis e de Antonia Salzano Acutis; Coleção de D. António Marto, Bispo de Leiria-Fátima; Coleção de Henrique de Brée; Coleção de M.ª Joana Delgado; Coleção de José Nuno Ferreira da Silva; Coleção de Luiz Cunha; Coleção de Manuel Braga da Cruz; Coleção de Margarida Maria de Queiroz Vasconcelos Coimbra e Lencastre; Coleção de Maria da Conceição da Cruz Barreira de Sousa; Coleção de Maria da Graça da Cruz Alves Santinho; Coleção de Maria de Jesus Pancada Correia; Coleção de Maria Luísa Braga da Cruz Fareleiro; Fundação Alexandrina de Balasar; Instituto da Sãozinha; Instituto das Irmãs Reparadoras Missionárias da Santa Face; Instituto Secular das Cooperadoras da Família; Liga dos Servos de Jesus; Mosteiro de São Bento (Singeverga); Museu Diocesano de Leiria; Museu Diocesano de Santarém; Obra da Rua (Obra do Padre Américo); Obra Social e Cultural Sílvia Cardoso; Paróquia de Nossa Senhora de Fátima (Lisboa, Patriarcado de Lisboa); Paróquia de Santa Eufémia, (Diocese de Leiria-Fátima);  Paróquia do Arrimal (Diocese de Leiria-Fátima); Prelatura da Santa Cruz e Opus Dei (Portugal); Santuário de Nossa Senhora de Fátima de Zakopane (Polónia); Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima; Secretariado Nacional de Liturgia
Documentação reproduzida | Arquivo Fotográfico do Santuário de Fátima
Coordenação da montagem e manutenção | Luís Andrade
Montagem | Secção de Manutenção (Serviço de Administração do Santuário de Fátima)
Execução dos suportes expositivos | Nevescarme-Carpintaria Mecânica, L.da
Luminotecnia | João Fazendeiro, Carlos Roseiro
Informática e eletrónica | Ana Vazão, Tiago Silva; José Maria Ferreira
Execução gráfica | BigBrand
Impressão dos desdobráveis | Gráfica Almondina 
Tradução | Ana Reis, Artur Morão, Beata Kozakiewicz, Casa di Maria – Fátima, Fernanda Tavares, Raquel Costas Nieto
Acolhimento e vigilância | Serviço de Promoção e Preservação do Ambiente,
Grupo de Voluntários da Secção de Arte e Património 

PDF

HORÁRIOS

03 jul 2024

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço

Missa, na Capelinha das Aparições

  • 12h30
Missa
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.