26 de novembro, 2013

 
 
Chegamos ao final de mais um ano, o terceiro, do septenário de celebração do centenário das aparições da Virgem Maria, em Fátima. Durante todo o ano pastoral de 2012-2013, o Santuário de Fátima refletiu acerca da exortação que a Virgem dirigiu aos três videntes no diálogo da aparição do mês de junho – “não tenhais medo” – e procurou, de diversos modos e recorrendo a variados meios e suportes, vivenciar a atitude crente advinda daquela exortação – a confiança. 
 
A jornada de abertura do ano pastoral lançou o repto a todos aqueles que assim o quiseram acolher, apresentando de modo global as grandes linhas de ação e os acontecimentos que durante o ano se colocariam à disposição de todos os que se deslocassem a Fátima.
 
Assim, ao chegar ao recinto do Santuário, através da extensa faixa colocada no grande altar exterior, o peregrino desde logo se sentiu interpelado pela mesma segura afirmação que a “Senhora mais brilhante que o Sol” fez aos Pastorinhos – não tenhais medo, vós, homens e mulheres do século XXI, que visitais o meu Santuário e procurais confiados a minha intercessão materna –, e pôde, individualmente ou em grupo, fazer o seu itinerário de oração, refletindo sobre o tema do ano, através do desdobrável, em várias línguas, disponibilizado nos tótemes junto ao presépio do recinto de oração. 
 
Na aparição de junho, a Virgem Maria veio revelar o seu Imaculado Coração como refúgio e caminho para chegar ao Cristo-Deus: ad Jesum per Mariam. Foi deste modo que todos os que peregrinaram ao Santuário da Cova da Iria, e assim o desejaram, puderam apropriar artisticamente esta mensagem através da exposição temporária evocativa da aparição de junho de 1917 – “Ser, o segredo do Coração” – que durante todo o ano esteve patente no Convivium de Santo Agostinho, no complexo da Basílica da Santíssima Trindade. 
Num ciclo de conferências que decorreu, ao longo de seis Domingos, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, apresentaram-se reflexões alicerçadas nos subtemas constitutivos do temário proposto pelo Santuário para o ano pastoral que ora termina. Após cada conferência realizou-se um pequeno apontamento musical que procurou ir, dentro das possibilidades da linguagem musical, ao encontro daquelas temáticas. Alargou-se e intensificou-se a reflexão e a problematização dos temas no simpósio anual Não tenhais medo. Confiança – esperança – estilo crente.
 
De entre outras publicações, o Santuário deu à estampa os títulos Quereis oferecer -vos a Deus? Ciclo de Conferências 2011-2012, sob a coordenação de Alfredo Teixeira; Quereis oferecer-vos a Deus? Horizontes contemporâneos da entrega de si, compilação das comunicações do simpósio teológico-pastoral com o mesmo nome, sob a coordenação de Isabel Varanda, e A Mensagem de Fátima. A misericórdia de Deus: o triunfo do amor nos dramas da história, contributo do teólogo espanhol Eloy Bueno de la Fuente para uma leitura teológica da Mensagem de Fátima.
 
No sentido de levar a Mensagem de Fátima a quem ainda a não conhece ou de a explicar e tornar mais próxima a quem dela já ouviu falar, mas que procura aprofundar o seu conteúdo, o Santuário promoveu, nos meses de junho e de outubro, duas edições de um curso sobre a Mensagem de Fátima – «o triunfo do amor nos dramas da história» (na expressão de Eloy Bueno de la Fuente) –, orientado pela Irmã Ângela de Fátima Coelho, religiosa da Aliança de Santa Maria e postuladora da Causa de Canonização de Francisco e Jacinta Marto, o qual teve uma grande procura e adesão por parte de participantes de diferentes faixas etárias, com interesses muito díspares e de diversos pontos do país.
 
O Santuário de Fátima, ao longo destes, para já, três anos de celebração até ao centenário das aparições que se comemorará em 2017, tem vindo a fazer um esforço para que a mensagem deixada aos três interlocutores privilegiados da Mãe de Deus, aparecida na Cova da Iria, possa chegar cada vez a mais pessoas dentro e fora do País, porque a Mensagem de Deus em Fátima é uma mensagem para o mundo: «Não há judeu nem grego; não há escravo nem livre; não há homem e mulher, porque todos sois um só em Cristo Jesus» (Gal 3,28).
 
Carla Abreu Vaz
Secretária-Executiva da Comissão Organizadora 
do Centenário das Aparições de Fátima (COCAF)
PDF

HORÁRIOS

04 jul 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.