14 de dezembro, 2010

A 12 de Dezembro, terceiro domingo do Advento, todos foram convidados a trazer as suas imagens do Menino Jesus para serem benzidas, um gesto simples proposto pelo Santuário de Fátima para lembrar aquele que deve ser o centro do Natal: Jesus.
Foi rezada a seguinte oração para a bênção das imagens do Menino Jesus do presépio:
"Deus, nosso Pai, Vós amastes tanto os homens, que nos enviastes o Vosso único Filho Jesus, nascido da Virgem Maria, para nos salvar e reconduzir a Vós.
Nós Vos pedimos que, com a Vossa bênção, estas imagens de Jesus, que está para vir até nós, sejam, nas nossas casas, sinal da Vossa presença e do Vosso amor.
Pai bom, concedei-nos a Vossa bênção também a nós, aos nossos pais, às nossas famílias e aos nossos amigos.
Abri o nosso coração, para que saibamos receber Jesus na alegria, fazer sempre o que ele pede e vê-lo em todos os que precisam do nosso amor. 
Isto Vos pedimos em nome de Jesus, Vosso amado Filho, que vem para dar ao mundo a paz.
Ele que vem e reina pelos séculos dos séculos. Amén".
Outra iniciativa levada a cabo pelo Santuário surgiu como resposta à exortação do Bispo de Leiria-Fátima. Trata-se da “Coroa de Advento”, “em que cada uma das quatro velas irá simbolizar o «fogo da caridade» que cresce nos pensamentos, nas palavras, nas acções e nas atitudes”, nas palavras de D. António Marto. A Coroa do Advento, com o progressivo acender das quatro velas, domingo a domingo, até à solenidade do Natal, encontra-se no presbitério da Igreja da Santíssima Trindade.
Outros gestos estão previstos com este mesmo propósito, como um convite a que se volte às origens do verdadeiro Natal Cristão, vivido em família e em ambiente de simplicidade, esperança e caridade.
Entretanto, iniciarão os trabalhos de embelezamento dos espaços públicos do Santuário, com dois símbolos do Natal: a árvore de Natal e a luz.
Junto do presépio localizado ao lado do edifício da Reitoria, da autoria de José Aurélio, será colocada a Árvore do Natal, um pinheiro da região.
Um caminho de luz desde a Capelinha das Aparições até este local levará os peregrinos a este importante símbolo do Natal que é o presépio.
 
 
 
  

Com este mesmo propósito, da representação do mistério do Nascimento do Salvador, o Santuário terá este Natal um novo presépio. O presbitério da Igreja da Santíssima Trindade será enriquecido com um presépio propositadamente criado para aquele espaço. Encomendado há cerca de um ano à escultora Clara Menéres, trata-se de uma obra de grandes dimensões - 5m de altura por 4,60m de largura - realizada num conjunto de materiais modernos, que aliam à técnica da modelação a criação multimédia.
As figuras de Maria, de José e do Menino Jesus estarão enquadradas por uma estrutura de luz que, durante o ciclo do Natal, chamará a atenção para o facto de os cristãos considerarem Cristo como a Luz do mundo.
Toda a obra foi desenvolvida sob a coordenação da autora Clara Menéres, no seu ateliê em S. Sebastião, no concelho de Mafra, num trabalho que contou com a colaboração de vários especialistas em diversas áreas artísticas como a escultura, arquitectura e multimédia.
Clara Menéres é a autora do arranjo artístico operado no ano 2000 no túmulo da Beata Jacinta Marto, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, no Santuário. Tem uma diversificada obra de escultura, da qual fazem parte vários presépios, entre eles o que também nesse ano 2000 criou para a cidade de Lisboa.
 O programa celebrativo para o tempo de Natal é o seguinte: 
VIGÍLIA NATALÍCIA
24 de Dezembro
22:15 - Ofício de Leitura, na Igreja da Santíssima de Trindade.
23:00 - Missa do Nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo, na Igreja da Santíssima de Trindade.
Neste dia não há Rosário às 21:30.
SOLENIDADE DO NATAL DO SENHOR
25 de Dezembro
Programa de Domingo
Missas do dia com osculação do Menino Jesus.
SAGRADA FAMÍLIA DE JESUS, MARIA E JOSÉ
26 de Dezembro
Programa de Domingo.
11:00 - Missa, na Igreja da Santíssima de Trindade, com consagração das famílias.
VIGÍLIA DE ORAÇÃO E CONVÍVIO
31 de Dezembro
22:00 - Missa com Te Deum de Acção de Graças, na Igreja da Santíssima de Trindade. Preside D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima.
- Procissão para a Capelinha e recitação do Rosário.
Ano Novo
00:00 - Toque do carrilhão, consagração ao Imac. Coração de Maria e gesto da Paz.
- Chá-convívio no Convívio Santo Agostinho.
 
PDF

HORÁRIOS

19 nov 2024

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço

Missa, na Capelinha das Aparições

  • 12h30
Missa
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.