22 de maio, 2016

3J3A2452.JPG

 

Só quem “vive a experiência de Fátima pode compreender esta mensagem”, diz Cardeal Óscar Maradiaga

Conselheiro do Papa Francisco está na Cova da Iria a presidir à peregrinação anual da Família Salesiana

 

O cardeal hondurenho Óscar Maradiaga, um dos conselheiros mais próximos do Papa Francisco e antigo presidente da Cáritas Internationalis, preside à Peregrinação Nacional da Família Salesiana ao Santuário de Fátima, que está a decorrer este fim de semana na Cova da Iria.

Em declarações exclusivas à Sala de Imprensa do Santuário de Fátima disse que a visita do papa Francisco a Fátima, no próximo ano, será “uma vivência muito profunda” porque o Santo Padre “é profundamente mariano”.

“Sempre que sai em viagem a primeira coisa que faz é encomendar-se a Maria, na Basílica de Santa Maria Maior. E, quando regressa do aeroporto, vai sempre direito à Basílica para entregar flores como o mais simples e humilde dos peregrinos. Ora isto encerra uma mensagem muito clara centrada na convicção que é Maria que nos leva a Cristo”, disse o Cardeal hondurenho.

O cardeal-arcebispo de Tegucigalpa visita pela segunda vez o santuário de Fátima e fá-lo de uma forma emocionada.

“Este espaço tem algo de muito especial. Emociona-me muito porque aqui deu-se a conversão de muita gente, que passou a acreditar depois de fazer esta experiência”, sublinhou o cardeal destacando o cuidado e o estímulo do apelo à conversão.

D. Óscar Maradiaga esteve em 2009 em Fátima, altura em que presidiu à Peregrinação Aniversária Internacional de 13 de maio, centrada no tema “Os puros de coração verão a Deus”, um ano antes do papa Bento XVI se ter deslocado à Cova da Iria.

“Foi uma experiência muito bela pois nós, no meu país, temos uma grande devoção à Senhora de Fátima. Portanto foi uma alegria muito grande e uma experiência inolvidável. Recordo-me que durante a procissão baixaram a imagem para que eu a pudesse ver de perto e foi uma experiência muito poderosa” referiu.

“A fé mais do que intelectual é um encontro pessoal com o Senhor Jesus que é a encarnação, o filho de Deus e se queremos entender Fátima temos de ver assim: como a maioria dos peregrinos e das pessoas simples” destacou frisando que o importante é centrar as atenções no exemplo dos pastorinhos.

“Eles viveram esta experiência de uma forma simples, ou seja, de uma maneira existencial e não intelectual ou racionalista. Quem vem a Fátima movido por motivações intelectuais nunca compreenderá Fátima” pois “esta é a história de uma encarnação do amor da mãe pelos filhos, que só compreende quem a vive”.

Analisando a mensagem de Fátima e a sua atualidade, o cardeal Óscar Maradiaga refere-se a ela como uma mensagem “da confiança em Deus”.

“Repare quando pensávamos que a fé católica ia desaparecer devido à ameaça dos regimes comunistas, a Virgem apareceu e trouxe de novo uma mensagem de esperança, de oração e confiança em Deus”.

“A Virgem apareceu aqui por misericórdia para entregar uma mensagem humilde: rezemos o santo rosário  que tem uma força enorme, que é um ato profundamente cristológico e naturalmente mariano, para que o ser humano compreenda que sem Deus não é possível contruirmos a Paz, a justiça nem a compreensão entre os povos” salienta ainda o responsável do Conselho de Cardeais.

D. Óscar Maradiaga lembra que é esta compreensão que “está em falta no mundo”.

“A crise terrível dos refugiados na Europa é uma crise que não se entende sem misericórdia” diz alertando para a necessidade das grandes potências se colocarem de acordo e evitem a guerra e a morte.

“Eu creio que sempre será necessário que o ser humano compreenda que a cruz de Cristo não é um adorno na vida, mas uma realidade e que a penitencia e a oração fazem com o que o ser humano deixe de ser soberbo e dê a Deus o lugar que lhe é devido, para que a vida seja melhor e mais humana”.

O Cardeal está em Fátima a presidir à peregrinação anual da Família Salesiana. Presentes estão perto de 7 mil pessoas, oriundas um pouco de todo o país. D. Óscar Maradiaga presidiu à oração do Rosário e à Procissão das Velas, este sábado e depois à Vigília de Oração na Basílica de Nossa Senhora do Rosário. Já esta manhã teve um encontro com toda a Família Salesiana, no Salão do Bom Pastor, do Centro Paulo VI, e depois presidiu ao Rosário na Capelinha das Aparições e à Eucaristia, no Recinto de Oração do Santuário.

D. Óscar Andrés Rodríguez Maradiaga é o atual coordenador do Conselho de Cardeais do Papa Francisco e liderou também durante vários anos a Cáritas Internationalis, confederação da Igreja Católica dedicada à ação social e à solidariedade.

Nos últimos anos, assumiu a coordenação do C9, grupo de nove cardeais a quem o Papa Francisco pediu que preparassem a reforma da cúria romana.

 

PDF

HORÁRIOS

03 jul 2024

Missa, na Capela da Morte de Jesus

  • 15h00
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 18h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.