07 de junho, 2009

II CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE DESTINOS RELIGIOSOS
V CONGRESSO INTERNACIONAL DE CIDADES-SANTUÁRIO
 
SESSÃO DE ENCERRAMENTO
 
Caros Congressistas
No final destes Congressos que nos reuniram aqui, em Fátima, desejo exprimir publicamente a grande satisfação do Santuário de Fátima, por este ter sido o lugar escolhido para a sua realização.
Sentimo-nos honrados com esta escolha e quero apresentar a minha palavra de reconhecimento aos que tiveram a ideia e tão bem a concretizaram. Em primeiro lugar, o município de Guadalajara de Buga, na Colômbia e o Santuário do Senhor dos Milagres da mesma cidade, pela iniciativa da realização do I Congresso. Em segundo lugar, a Câmara Municipal de Ourém, que lançou mãos à obra e realizou este II Congresso, com o apoio de algumas entidades desta região.
Dou os parabéns à Comissão Executiva, presidida pelo Dr. Francisco Vieira, que, acompanhado por um grupo de pessoas tecnicamente preparadas, puseram de pé um congresso de elevado nível, que permitiu a reflexão e o diálogo sobre um conjunto de realidades que a todos nós interessam.
Tornou-se, mais uma vez, evidente que os santuário e os destinos religiosos têm um importante lugar no fenómeno da mobilidade humana.
Enquanto lugares de cruzamento de pessoas, culturas e dinamismos religiosos e espirituais, constituem um dos grandes meios de aproximação dos povos, o que, por si só, constitui um valor inestimável.
Enquanto lugares de fortalecimento espiritual, constituem uma enorme conjugação de esforços para a paz local e universal, um bem tão desejado e tão ameaçado por outros tipos de interesses.
Enquanto lugares de confluência de multidões, acabam por ter uma forte importância no desenvolvimento de algumas regiões e nações, que de outra forma não conseguiriam um progresso tão efectivo.
O Santuário de Fátima, como os outros santuários, assumem-se como detentores de âmbito religioso e espiritual e esforçam-se por difundir a sua mensagem com os meios próprios. Reconhecemos, no entanto, que, outras entidades tenham outro tipo de preocupações que vão mais na linha da promoção turística, que pode também ser de âmbito religioso. Esperamos e desejamos que uma e outra realidade, um e outro destes objectivos possam coexistir harmoniosamente e que pensamos, inclusivamente, que pode haver uma sadia cooperação, como este congresso acaba de demonstrar.
Concluo, afirmando que tivemos muito gosto de vos receber aqui no Santuário de Fátima e desejando que tenhais um bom regresso.
Como Fátima tem uma mensagem de paz para o mundo, peço a Nossa senhora que nos ajude a fazer deste e dos próximos congressos fortes momentos de promoção da paz.
 
Fátima, 05 de Junho de 2009
 
P. Virgílio do Nascimento Antunes
Reitor do Santuário de Fátima
PDF

HORÁRIOS

05 jul 2024

Rosário, na Capelinha das Aparições, e procissão das velas, no Recinto de Oração

  • 21h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.