22 de novembro, 2018

PHOTO-2018-11-23-21-22-04.jpg

Serviço de Música Sacra do Santuário de Fátima vai integrar trabalhos do III Encontro Internacional de Coros no Vaticano

O Papa Francisco vai ter uma audiência com os participantes desta iniciativa

 

Uma equipa do Serviço de Música Sacra do Santuário de Fátima está em Itália para integrar os trabalhos do III Encontro Internacional de Coros no Vaticano.

Esta iniciativa começou com um congresso em 2014, e teve seguimento com o Jubileu dos Coros de 2016, eventos que contaram com a participação de mais de 8.000 pessoas. Este ano, os coros diocesanos e paroquiais, músicos, organistas, maestros e diretores de corais e de comissões litúrgicas vão encontrar-se novamente de 23 a 25 de novembro, na ocasião da Festa de Santa Cecília, Padroeira da Música e dos Músicos.

Para Rui Paulo Teixeira, responsável pelo Serviço de Música Sacra do Santuário de Fátima a participação neste evento é muito relevante na medida em que “o seu enquadramento ajuda a perceber que o que se faz em Fátima encontra sintonia com aquilo que se faz no resto do mundo”,

“O que este encontro apresenta pode ser uma mais-valia para o Santuário, para perceber como a música no Santuário está implementada na liturgia, no contexto cultural e o facto de receber grupos de todo mundo levanta uma reflexão”, reiterou.

O evento, organizado pela associação Nova Opera Onlus em colaboração com o Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização, acontece no Vaticano, Itália.

O Encontro Internacional começa na sexta-feira, dia 23 de novembro, e contará com a presença de grandes especialistas em música sacra e litúrgica provenientes de todo o mundo. Palestras e testemunhos vindos de vários contextos, bem como ensaios e atividades práticas que envolverão ativamente todos os participantes compõem a programação.

Mons. Marco Frisina, maestro do Coro da Diocese de Roma, será o moderador do congresso e das mesas-redondas que discutirão o tema: “Música na liturgia e na catequese para a Nova Evangelização”.

Pela primeira vez, o Papa Francisco vai integrar os trabalhos. O Santo Padre tem uma audiência com os participantes deste encontro. Segundo a organização, este “será um momento único, dedicado ao mundo da música sacra e litúrgica, um sinal da grande atenção do Papa por todos aqueles que se empenham em viver e comunicar a beleza da fé cristã”.

Na tarde do sábado, dia 24 de novemnbro, na Sala Paulo VI, está agendado um Concerto com todos os cantores presentes, unidos ao Coro da Diocese de Roma e a uma Orquestra Sinfônica, dirigidos pelo Mons. Marco Frisina, para entoar algumas das canções mais significativas da tradição musical sacra e litúrgica, formando um único e grande coro polifônico. Será uma experiência singular de comunhão e de universalidade da Igreja. O “Concerto dos Coros” será dedicado a Santa Cecília, Padroeira da Música e de todos os Músicos.

O III encontro Internacional de Coros no Vaticano termina no dia 25 de novembro, domingo com a celebração da Santa Missa na Basílica de São Pedro, presidida por D. Rino Fisichella, Presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização e animada por todos os cantores.

 

PDF

HORÁRIOS

03 jul 2024

Missa, na Basílica da Santíssima Trindade

  • 11h00
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.