04 de agosto, 2015


“Bem-vindos ao Santuário de Fátima”, diz Ricardo Marques, seminarista da diocese de Setúbal, a um grupo peregrinos em frente à Basílica da Santíssima Trindade. Como habitualmente, durante o verão, seminaristas de várias dioceses do País orientam, no Santuário de Fátima, percursos de oração e de visita.
Na visita guiada, os seminaristas levam os peregrinos até à nova Basílica, onde é possível observar o painel dourado do presbitério e reconhecer muitas das figuras lá representadas. O percurso segue para o centro do Recinto de Oração, onde é apresentada a Capelinha das Aparições, o monumento ao Sagrado Coração de Jesus e a azinheira grande. Neste local, os peregrinos têm a oportunidade ainda de conhecer alguns pormenores históricos sobre as aparições. Devido às obras de conservação e restauro da Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, é impossível visitar o seu interior. No entanto, a partir da Capela de S. José, é possível entrar na zona dos túmulos dos pastorinhos, onde termina a visita guiada pelos seminaristas.
Outra das propostas do Santuário é o Itinerário do Peregrino. É um percurso de oração, que passa por vários lugares do Santuário, que procura ajudar os peregrinos a compreender a Mensagem de Fátima à luz do tema anual, “Santificados em Cristo”. O itinerário pode ser feito a qualquer momento, de forma livre, a partir das orações no desdobrável, disponível em sete idiomas junto ao presépio do Recinto. Duas vezes por dia, os seminaristas acompanham os peregrinos neste itinerário, para ajudar à reflexão.
Nuno Neves, que veio de Olhão com a família, garante que o acompanhamento dos seminaristas o ajudou a “aprofundar o conhecimento sobre a Mensagem de Fátima, e a conhecer novos locais no Santuário”. Para quem vem de outras partes do mundo, o percurso também é útil. Maria Ângela, peregrina brasileira, lamentava que apesar de já ter vindo várias vezes a Fátima, não tinha ainda “ouvido explicações sobre a nova basílica”. Carlos, Judite e Rute, uma família peregrina, fizeram o Itinerário do Peregrino acompanhados pelos seminaristas. A mãe, Judite, disse que “foi muito útil”, e mostrou-se “muito grata pela oportunidade”, lembrando que “é importante haver alguém que ajude a olhar para o Santuário de outra perspetiva, mais peregrina e menos turística”.
Os seminaristas, por seu lado, reconhecem também que a iniciativa lhes é útil. Ricardo e Adenilson, dois dos responsáveis pela visita, garantem: “acompanhar os grupos ajuda-os a entender melhor a Mensagem de Fátima, e a nós ajuda-nos a crescer. Muitos peregrinos chegam com dúvidas e incertezas, e o nosso trabalho também passa por ajudá-los a encontrar a paz em Jesus Cristo, neste Santuário”, acrescentam.
A iniciativa decorre desde o dia 15 de julho até 31 de agosto, segundo o programa disponibilizado quinzenalmente, e pelo Santuário vão passar 19 seminaristas.
 
João Francisco Gomes


Horários dos percursos de oração e visita orientados por seminaristas:
De segunda-feira a sábado
 
Manhã:
10:00 – Visita guiada ao Santuário (início junto à porta principal da Basílica da SS.ma Trindade)
11:00 – Itinerário do Peregrino (início junto ao presépio)
Tarde:
15:00 – Visita guiada ao Santuário (início junto à porta principal da Basílica da SS.ma Trindade)
16:00 – Itinerário do Peregrino (início junto ao presépio)
15:00 – Visita guiada a Aljustrel (Casas dos Pastorinhos e Poço do Arneiro), Valinhos e Loca do Cabeço (início junto ao Posto de Informações de Aljustrel)
 
A participação é livre e gratuita.


PDF

HORÁRIOS

17 nov 2024

Rosário, na Capelinha das Aparições, e procissão das velas, no Recinto de Oração

  • 21h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.