12 de outubro, 2007

Saudação do Bispo de Leiria-Fátima
na Abertura da Peregrinação do 90º Aniversário
das Aparições de Fátima
Capelinha das Aparições, 12 de Outubro de 2007
 
 SAUDAÇÃO A SUA EMINÊNCIA, O CARDEAL LEGADO DO SANTO PADRE
 
“Louvado seja Jesus Cristo!
Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo,
Eu Vos adoro profundamente!”
 
1. Foi com esta oração dos pastorinhos que o Papa João Paulo II, de santa e saudosa memória, abriu a inesquecível peregrinação de Maio de 1982, num acto de profunda adoração a Deus, no Seu Mistério de Amor Trinitário. Do mesmo modo, também nós queremos iniciar esta peregrinação de 12 e 13 de Outubro de 2007, que se reveste de características especiais.
Antes de mais, ela encerra as comemorações dos 90 anos das aparições de Nossa Senhora em Fátima, cuja mensagem, no seu núcleo, é um convite a reconduzir para o centro da vida cristã e do mundo, a adoração de Deus, do Seu primado salvífico, numa das maiores crises da história mundial.
Maria acolhe-nos hoje, aqui neste cenáculo a céu aberto, como Mãe e Mestra, que nos ajuda a erguer o olhar e a elevar o coração para contemplar a beleza do Rosto Trinitário de Deus, como um abismo de Beleza – a Beleza do amor que salva – tal como o fizera compreender aos pastorinhos. Por isso repetimos: “Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo, eu Vos adoro profundamente”!
Nesta sequência insere-se a inauguração e a dedicação da nova igreja que, com a sua denominação e toda a sua simbólica, dá corpo visível a esta dimensão da Mensagem e que perdurará no tempo como um Hino à Santíssima Trindade e ao seu Amor compassivo e misericordioso.
Por fim, temos a graça e a alegria de ter connosco, a presidir a esta peregrinação, Sua Eminência o Senhor Cardeal Tarcisio Bertone, como Legado especial do Santo Padre Bento XVI.
 
2. É, pois, com viva alegria e júbilo de alma que, em nome do episcopado português, de todos os fiéis aqui presentes e no meu nome pessoal, como bispo de Leiria-Fátima, saúdo Vossa Eminência e lhe dou as boas-vindas, do fundo do coração: Seja bem-vindo, Senhor Cardeal. E muito obrigado por ter aceite esta missão especial que o Santo Padre lhe confiou junto de nós. Queira, Vossa Eminência, transmitir ao Santo Padre Bento XVI, a nossa gratidão por nos ter enviado, como Legado Pontifício, o seu mais próximo colaborador e um arauto da Mensagem de Nossa Senhora.
A presença e a presidência de Vossa Eminência é para nós muito significativa e particularmente grata. Sabemos bem da sua ligação íntima e profunda à Mensagem de Fátima, quer na compreensão e divulgação da terceira parte do “Segredo de Fátima”, quer como interlocutor oficial e privilegiado da Irmã Lúcia.
Queremos também agradecer-lhe as tantas recordações desses colóquios que nos confia no seu último livro “A última vidente de Fátima”, “para que… tratando-se de acontecimentos que marcaram a Igreja nos últimos anos do século XX, sejam entregues à memória colectiva como vestígios não privados de significado na sua história secular”, no dizer do próprio Papa Bento XVI. Mais uma vez, o nosso muito obrigado!
 
3. Saúdo com afecto os irmãos no episcopado, os sacerdotes e todos os peregrinos, que dos vários ângulos do país e do mundo acorreram a esta especial peregrinação. Em comunhão de intenções com o Santo Padre, queremos glorificar com Maria a imensa bondade de Deus e agradecer todos os benefícios recebidos, particularmente o dom da fé.
A Nossa Senhora de Fátima queremos pedir a sua protecção para a Igreja no início deste milénio, a sua intercessão pelo dom de muitas e boas vocações, a sua ajuda para as famílias, a sua oração misericordiosa pela conversão dos corações, a sua solicitude materna pelos doentes, idosos e todos os necessitados, a sua especial intercessão pelo dom da paz entre os povos, sobretudo no Médio Oriente, na Birmânia e no Darfur.
Ao seu Imaculado Coração de Mãe da Misericórdia confiamos os  sofrimentos e as esperanças da humanidade na hora presente e, de modo particular, do nosso querido Portugal.
A ela elevamos a nossa prece:
 
Senhora do Rosário, Mãe de Misericórdia,
Convosco se eleve ao céu o nosso canto:
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo,
Agora e por toda a eternidade! Ámen!
 
 
Santuário de Fátima, 12 de Outubro de 2007
† António Marto, Bispo de Leiria-Fátima
PDF

HORÁRIOS

06 jul 2024

Rosário, na Capelinha das Aparições, e procissão das velas, no Recinto de Oração

  • 21h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.