18 de fevereiro, 2016

2016-02-18_visita a batalha.jpg


Santuário promove visita à Batalha com guias-interpretes participantes no Encontro Nacional 

O grupo de 40 guias será orientado pelo dominicano Frei António-José de Almeida


O segundo dia do XXXV Encontro Nacional de Guias-intérpretes, promovido anualmente pelo Santuário de Fátima, começou com uma exposição do Frei António-José de Almeida, dominicano, sobre S. Domingos e a presença da Ordem dos Pregadores em Portugal. Entre os vários pontos a ser abordados destacam-se o carisma da ordem, o fundador S. Domingos, a história e presença no país.
O Frei António-José explicou aos 40 guias presentes que S. Domingos foi o primeiro santo a ter atas dos seus processos e na bolsa que trazia levava um livro com o evangelho segundo S.Mateus e as cartas de S.Paulo. Entre outros pormenores este Frei Dominicano falou ainda das vestes que esta ordem religiosa usa. 

Depois do almoço segue-se uma visita ao Mosteiro da Batalha orientada pelo religioso.

A construção do Mosteiro de Santa Maria da Vitória, vulgarmente conhecido por Mosteiro da Batalha, data de 1386 , por odem de D.João I como forma de agradecimento à Virgem Maria pela vitória na Batalha de Aljubarrota. Este mosteiro dominicano foi construído ao longo de dois séculos e classificado como património da humanidade e inscrito na lista do património mundial da UNESCO, em 1983.

O primeiro dia de trabalhos, que começou de manhã com a apresentação do tema pastoral do ano pelo Reitor do Santuário de Fátima, que o enquadrou no contexto das comemorações do Centenário das Aparições de Nossa Senhora, que se celebra no próximo ano,  culminou com uma palestra de André Pereira, do secretariado do Centenário das Aparições – sobre “As obras de Misericórdia”.

O teólogo num primeiro momento falou de amor, para depois abordar o tema da misericórdia como «sinal luminoso de esperança para todos».

«As obras de misericórdia assomam à nossa vida como uma possibilidade e uma tarefa. Tomar em mãos este estilo de vida crente, levar-nos-á a manifestar concreta e vivencialmente aquela misericórdia amorosa de Deus que aí se torna palpável» disse André Pereira.

Recorde-se que o tema deste encontro é justamente a Misericórdia.

(notícia atualizada 10h00)

CF e CR 

PDF

HORÁRIOS

16 nov 2024

Missa, na Capela da Morte de Jesus

  • 16h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 18h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.