Santuário promove encontro de confessores
“O perfil materno da práxis penitencial no Santuário de Fátima” foi o tema proposto pelo pe. José Nuno Silva
Realizou-se esta manhã na casa de Retiros de Nossa Senhora do Carmo o encontro de confessores do Santuário de Fátima, com uma reflexão proposta a partir das especificidades da celebração do sacramento da reconciliação num santuário mariano.
No mesmo dia em que se faz memória de S. João Maria Vianney, o santo protetor dos sacerdotes curadores de almas, 31 sacerdotes ouviram a apresentação do tema de reflexão centrado no “Perfil materno da práxis penitencial no Santuário de Fátima”, proposto pelo Pe. José Nuno Silva, capelão e responsável pela pastoral das diversas gerações no Santuário da Cova da Iria.
Na sua reflexão o sacerdote começou por referir o Santuário de Fátima como “um lugar materno”, um “arquétipo feminino concretizado numa figura de Mãe”, não perdendo de vista o equilíbrio entre o “princípio marial e o princípio petrino na eclesiologia”.
O Pe. José Nuno Silva abordou vários temas, entre eles: “a especificidade da celebração da reconciliação num Santuário maternal”; o “Acontecimento Fátima – uma intervenção de Deus num contexto histórico de orfandade”; “Semântica misericordiosa da penitência”; “Penitência – sacramento – um lugar antropológico e teológico de encontro-escuta recíproca” e finalizou com o “perfil materno da práxis penitencial no Santuário”.
“O manto da Mater Misericordiae (MM) torna-se em manto de luz (Papa Francisco em Fátima) que se estende ao mundo a partir de Fátima – Luz é, antes de mais, a luz da Páscoa”, sublinhou.
Após uma breve pausa os confessores tiveram a oportunidade de partilhar impressões sobre a celebração do Sacramento da Reconciliação no Santuário de Fátima.
Recorde-se que aquando da sua peregrinação a Fátima, em maio passado, referindo-se aos confessores, o Papa Francisco apelou ao acolhimento e ao sentido de misericórdia a praticar pelos confessores do Santuário.
O encontro terminou pelas 13h00 com o almoço.
O sacramento da Reconciliação é celebrado diariamente, no Santuário de Fátima, nas Capelas da Reconciliação, piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade, entre as 7h30 e as 19h30.
|