Santuário promove curso em parceria com a Universidade Católica Portuguesa
“O Acontecimento Fátima: curso interdisciplinar” é um curso livre que teve inicio na passada quinta feira
O Santuário de Fátima, em parceria com a Universidade Católica Portuguesa, iniciou esta terça feira um curso livre com o título “O Acontecimento Fátima: curso interdisciplinar” , que se prolonga durante sete semanas, em horário pós laboral, na Faculdade desta universidade, em Lisboa.
Este tempo de formação, na qual se inscreveram centena e meia de participantes de vários quadrantes e áreas de investigação, aborda o fenómeno de Fátima, procurando analisar de diferentes formas o universo poliédrico que «a mais profética das aparições modernas» fez acontecer.
O estudo vai permitir examinar as fontes para o estudo do fenómeno de Fátima; Apresentar os elementos sobre a História de Fátima; Identificar implicações transversais do fenómeno de Fátima; Interpretar os conteúdos da Mensagem de Fátima; Analisar em abordagens multidisciplinares aspetos específicos do fenómeno de Fátima.
A coordenação do curso está a cargo de Marco Daniel Duarte, Diretor do Serviço de Estudos e Difusão do Santuário de Fátima que justifica a criação deste curso pela consciência «de que muitas pessoas não puderam frequentar o Curso de Verão destinado a investigadores que o Serviço de Estudos e Difusão do Santuário de Fátima promoveu no passado mês de julho, organiza-se agora este curso, em feliz parceria com a Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, a fim de proporcionar, quer aos alunos da Universidade Católica quer a outras pessoas interessadas na temática, uma aproximação bastante aprofundada ao fenómeno de Fátima».
«Quis-se um curso interdisciplinar para que pudesse abarcar as diferentes temáticas que se encontram na História de Fátima e nos conteúdos que compõe o ‘corpus’ do que habitualmente é designado por “Mensagem de Fátima”», explica o coordenador do curso.
Marco Daniel Duarte esclarece ainda em declarações à Sala de Imprensa do Santuário de Fátima que «o curso dirige-se a todas as pessoas — crentes ou não — que se deixem interpelar por este fenómeno que, do ponto de vista religioso mas não só, é um dos temas mais importantes do catolicismo contemporâneo», uma vez que «Importa sobretudo dotar os formandos de ferramentas que auxiliem à compreensão de um fenómeno que perpassa o mundo das ciências da religião mas que extravasa também para o mundo da cultura, da sociologia, da política, da geografia humana, da expressão artística, dos ‘media’, da economia, para apenas citar algumas áreas que notoriamente se encontram ligadas a este episódio histórico que, após cem anos, está longe de se encontrar encerrado», reitera.
Com início marcado para 17 de janeiro de 2017, este curso é destinado a investigadores e Estudantes universitários das áreas das Ciências Humanas e Sociais (História, História da Arte, Antropologia, Sociologia, Geografia Humana, Filosofia, Teologia, Ciências Religiosas); Professores do ensino básico e secundário (áreas de História, História da Arte, Filosofia, Educação Moral e Religiosa Católica); Formadores/catequistas e outros agentes pastorais. Estão previstas 7 sessões presenciais, sempre a decorrer às terças-feiras em horário pós-laboral.
Da equipa docente fazem parte o reitor do Santuário de Fátima, o Pe. Carlos Cabecinhas; João Lourenço, José Eduardo Borges de Pinho, António Matos Ferreira e José Tolentino Mendonça da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa; Américo Pereira e José Miguel Sardica da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa; José Poças das Neves do Centro de Estudos de Fátima; Marco Daniel Duarte, Pedro Valinho Gomes e Sónia Vazão do Santuário de Fátima.
REGULAMENTO
|