Santuário promove “CAPELA-MÚNDI”- Exposição temporária comemorativa do centenário da construção da Capelinha das Aparições
Exposição procura ler a Capelinha das Aparições como o coração do Santuário
A Capelinha das Aparições, em 2019, completa 100 anos e para assinalar a data a exposição temporária do Santuário a inaugurar no dia 1 de dezembro, às 14h30, no Convivium de Santo Agostinho, no piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade, intitula-se “CAPELA-MÚNDI”- Exposição temporária comemorativa do centenário da construção da Capelinha das Aparições . A exposição estará patente ao público até 15 de outubro de 2019, diariamente entre as 9h00 e as 18h00.
Esta exposição, composta por nove núcleos, assenta numa aturada pesquisa histórica que procura ler a Capelinha das Aparições como um dos mais importantes ícones do Santuário de Fátima.
O objetivo é levar os peregrinos a percorrer este espaço expositivo procurando dar-lhes chaves de leitura sobre como uma pequena capela branca, se pode tornar no centro das atenções de uma boa parte da humanidade.
Por ter sido construída a partir de um desejo que os Pastorinhos de Fátima asseguram ter sido transmitido pela Virgem Maria, pela iniciativa popular, este pequeno templo, de traça vernacular, é considerado o coração do Santuário de Fátima, e é ao seu redor que têm lugar as mais íntimas manifestações de fé dos peregrinos da Cova da Iria.
Temáticas como a construção física da capela, os protagonistas que lhe estão ligados, a dinamitação de 1922 e a simbólica que lhe está associada serão tratadas através da linguagem da museologia, recorrendo a peças de valor histórico e artístico não só do espólio do Museu do Santuário de Fátima como de outras instituições museológicas, incluindo museus, bibliotecas e palácios do Estado Português e de museus e arquivos da Igreja Católica. Também diferentes organismos eclesiais (paróquias, congregações religiosas, confrarias e dioceses do País e de Espanha) cederam peças para a exposição, o que proporcionará uma experiência que se pretende a um tempo de formação e de fruição estética.
A sétima exposição temporária desenvolvida pelo Museu do Santuário é comissariada por Marco Daniel Duarte, diretor do Museu do Santuário de Fátima e conta com a conceção arquitetónica de Joana Delgado e o design de Inês do Carmo.
Depois da sua inauguração, a partir do dia 2 de janeiro de 2019, o Museu do Santuário de Fátima assegurará visitas guiadas aos sábados às 11h30 e às 15h30. Na primeira quarta feira de cada mês, entre maio e outubro, serão realizadas visitas temáticas, com um orador convidado, a saber nos dias 1 de maio, 5 de junho, 3 de julho, 7 de agosto, 4 de setembro e 2 de outubro
|