09 de junho, 2010


Desde o início desta semana que, nos espaços físicos do Santuário, decorrem trabalhos de montagem e ornamentação para a Peregrinação Nacional das Crianças, um momento de carácter anual vocacionado em primeira instância para as crianças e, depois, para os seus familiares e catequistas, que sempre se realiza a 9 e 10 de Junho.
Nada disto é surpresa, por ser semelhante ao que aconteceu em anos antecedentes e também porque já foi anunciado. A surpresa está reservada para amanhã, quando, no final da Eucaristia, marcada para as 11:00, for distribuída no Santuário de Fátima, às crianças que estejam presentes, a prenda-surpresa que a instituição sempre oferece.
Preside à peregrinação, que este ano foi buscar à vida e ao testemunho da vidente Jacinta Marto toda a inspiração e propósitos pastorais, D. Manuel Clemente, bispo do Porto.
Desde ontem, e de forma diferente de todas as outras grandes peregrinações no Santuário, que já está a ser levantado, de frente para a escadaria da Basílica de Nossa Senhora do Rosário, o altar “da peregrinação das crianças”, que sempre são convidadas a sentar-se na escadaria da Basílica, de frente para esse altar.
O altar do Recinto de Oração, também como habitualmente acontece, já está escondido por uma grande tela horizontal que ilustra o tema escolhido para a peregrinação deste ano: "Quereis oferecer-vos a Deus?", palavras de Nossa Senhora aos três videntes, a 13 de Maio de 1917, em Fátima.
“Esperamos ajudar as crianças a descobrir as diversas formas de fazer da vida uma oferta a Deus em favor dos irmãos, explorando perspectivas vocacionais, enquanto formas diversas de cada um se oferecer ao Senhor, mas explorando também atitudes de vida que manifestam desejo de as pessoas se darem no serviço aos outros”, explica o reitor do Santuário de Fátima, P. Virgílio Antunes.
Rui Mendes, do Secretariado da Peregrinação e autor imagem gráfica desta iniciativa, explica assim a ideia pensada para a faixa gigante que já embeleza o Santuário, até porque a Peregrinação das Crianças tem início ao final da tarde de hoje: “Jacinta caminha em direcção a um rasgo de luz que desce do céu. Mais à frente, o arco-íris recorda o símbolo da nova aliança que Deus renova a cada instante com a humanidade. Atrás da Pastorinha fica uma paisagem infértil, e desoladora, símbolo da sua renúncia ao pecado, ao qual vira as costas. Nas mãos, a Pastorinha traz uma flor, que é o seu ‘Sim’ ao apelo de Nossa Senhora ‘Quereis oferecer-vos a Deus’. Esse ‘Sim’ tal como uma flor, tem de ser cultivado, e vai crescendo a cada dia em que nos empenhamos por buscar a luz de Deus, e radicamos a Sua palavra”.
A Missa das 11:00 de amanhã, dia 10 de Junho, será transmitida em directo pelos seguintes órgãos de comunicação: TVI, TV Canção Nova, Rádio Renascença e Rádio SIM.

LeopolDina Simões, Sala de Imprensa do Santuário de Fátima
 
PDF

HORÁRIOS

05 jul 2024

Missa, na Basílica da Santíssima Trindade

  • 11h00
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.