05 de junho, 2011

A Igreja Católica celebra hoje, Domingo das Ascensão, o Dia Mundial das Comunicações Sociais.
Também no Santuário de Fátima este Dia está a ser especialmente evocado. O rosário, às 10:00, na Capelinha, teve como intenção principal a oração “por todos aqueles que estão por detrás dos meios de comunicação social, para que trabalhem com autenticidade e ao serviço da verdade”.
Durante a recitação, orientada pelo reitor do Santuário de Fátima, D. Virgílio Antunes, foram também lembrados todos os utilizadores dos meios de comunicação social, “para que tenham consciência bem formada, de modo a que possam usar os meios de comunicação social correctamente”.
No momento da eucaristia internacional, celebrada às 11:00 e presidida por D. Manuel Santos, bispo de S. Tomé e Príncipe, também este 45º Dia Mundial das Comunicações Sociais foi lembrado.
“Cada um de nós, membro da Igreja de Cristo, tem de assumir a sua responsabilidade de mensageiro do Evangelho, de testemunha da Boa nova de Jesus Cristo. Não podemos ficar a olhar para o céu. Temos de partir pelos caminhos do mundo a ser profetas do mundo novo nascido com Jesus Cristo”, começou por dizer D. Manuel Santos.
“Na família, na escola, no trabalho, no lazer… temos de ser autênticos, como nos diz o Santo Padre na sua Mensagem para o dia de hoje, temos de viver a nossa fé com verdade, com empenho, testemunhando o Reino de Deus na nossa vida”, exortou.´
Na mesma homilia, o Bispo de S. Tomé e Príncipe recordou que o Papa Bento XVI, na sua mensagem deste ano para o Dia Mundial das Comunicações Sociais, “quis abordar a nova cultura que está a desenvolver-se com as novas tecnologias de comunicação, ligadas à Internet”.
“Pois bem, temos de saber colocar estas novas tecnologias de comunicação ao serviço da verdade do Evangelho”, disse D. Manuel Santos, reiterando as palavras do Papa, que lembrou a necessidade de criação “de um estilo cristão de presença no mundo digital”.
“Não tenhamos medo das novas tecnologias de comunicação. Saibamos colocá-las ao serviço do Evangelho, dos valores fundamentais da pessoa humana. Saibamos ser anunciadores corajosos da Palavra do Senhor no mundo da Web, das redes sociais, etc. Deus também se quer fazer presente aí com a sua mensagem de libertação, de salvação, de Vida”, apelou D. Manuel Santos, alertando contudo que as novas tecnologias não podem fazer esquecer as relações humanas, “fundamentais na transmissão da fé”. Não devem fazer ninguém esquecer-se “dos irmãos que sofrem, choram, morrem”.
O ofertório, em todas as missas oficiais celebradas hoje no Santuário de Fátima, reverte a favor da pastoral dos meios de comunicação social da Igreja. Em 2010 este ofertório totalizou 15.245,19€.  
LeopolDina Simões
PDF

HORÁRIOS

05 jul 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.