Santuário de Nossa Senhora de Lourdes prepara programa para celebrar ano jubilar do centenário das aparições de Fátima
Viagem do Papa Francisco será acompanhada em Lourdes com transmissões em direto a partir da Cova da Iria
O Santuário de Nossa Senhora de Lourdes, em França, quer unir-se ao Santuário de Fátima por ocasião da celebração do Centenário das Aparições e preparou um programa especial para os peregrinos que ali passarem, com particular destaque para a visita do Papa Francisco, em maio, retransmitindo a emissão das celebrações a partir do sinal distribuído pelo Santuário de Fátima.
“Cada Santuário revela uma parte da missão de Maria e cada um tem um carisma particular, sem entrar em contradição com os carismas dos outros”, refere um documento enviado pelo Santuário de Lourdes à Sala de Imprensa do Santuário de Fátima.
Os Santuários Marianos querem unir-se para celebrar a mensagem que “pertence a todos”.
“Quando um Santuário celebra o seu jubileu, todos os Santuários dedicados a Maria rejubilam por ver atualizar a mensagem de que são todos portadores. O Santuário de Lourdes entende celebrar Maria acolhendo os peregrinos que lá chegam, seja quando estão a caminho de Fátima como quando regressam”, esclarece o mesmo documento.
Para o fazer da melhor forma possível, o Santuário de Lourdes preparou um programa especial, do qual se destaca, de maio a outubro, uma exposição sobre os grandes santuários marianos; procissões marianas com as imagens e/ou estátuas de Nossa Senhora de Fátima e a apresentação do filme das Aparições em Lurdes e em Fátima.
Durante o ano serão celebrados especialmente os dias 11 de cada mês, centrados em Nossa Senhora de Lourdes; o dia 13 de cada mês evocando Nossa Senhora de Fátima e, em maio, a retransmissão das celebrações da peregrinação Internacional aniversária que será presidida pelo Papa Francisco. Nesta mês, os olhares de Lourdes vão estar centrados em Fátima a partir do dia 11 de maio, com a meditação do Rosário na Gruta e recitação de Nossa Senhora de Lourdes, seguida de procissão das velas. Na sexta feira, dia 12 realiza-se uma procissão eucarística com a oração do Anjo de Portugal, seguida da Vigília de oração na basílica São Pio X, em união com Fátima. Dia 13 será meditado o rosário sobre a Mensagem de Fátima; história das aparições de Nossa Senhora na basílica São Pio X e retransmissão em ecrã gigante da visita do Papa Francisco ao Santuário de Fátima. Esta comunhão com Fátima termina com a celebração de uma missa de ação de graças pelas intenções do Papa Francisco, no dia 15. Refira-se que nos dias 12 e 15 de cada mês será celebrado um momento de penitência para reparar os pecados cometidos contra o Imaculado coração de Maria, seguido de uma missa pela conversão dos pecadores e confissões.
Nos dias 13 de cada mês, o programa do Santuário francês, durante este ano, é inteiramente dedicado a Fátima começando com a Consagração ao Imaculado coração de Maria, seguida de Missa pelas intenções do Papa e consagração a Maria, história das aparições de Lourdes e de Fátima (vídeo), exposição comentada e procissão de velas.
|