12 de maio, 2018

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Santuário de Fátima tem nova identidade gráfica

Novo monograma foi apresentado, esta tarde, pelo Reitor do Santuário.

O reitor do Santuário de Fátima, o Pe. Carlos Cabecinhas, apresentou esta tarde o novo monograma do santuário de Fátima, durante a conferência de imprensa que antecede o início da Peregrinação Internacional Aniversária de maio.

Para o Centenário das Aparições, foi desenvolvido um logótipo próprio e uma linguagem gráfica renovada. Nesse contexto, terminado o itinerário celebrativo do Centenário, houve a intenção de renovar a identidade gráfica do Santuário.

A marca gráfica característica do Santuário é o seu monograma, grafado na torre da Basílica de Nossa Senhora do Rosário. Por necessidade de repensar a identidade gráfica do Santuário, tendo em conta a dificuldade de leitura desse monograma, a equipa executiva procurou encontrar uma nova solução, na continuidade dessa marca gráfica. Para isso, foi lançado um concurso, para o qual foram convidados 5 designers. A proposta vencedora é da autoria de Inês do Carmo.

Enquanto o monograma anterior do Santuário usava a sigla SNSRF, relativa à designação oficial: Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, o novo monograma opta pela sigla SF, iniciais de Santuário de Fátima, designação comum deste lugar e mais facilmente memorizável.

O novo monograma do Santuário de Fátima pretende, simultaneamente, manter ligações com o seu antecessor e acompanhar a modernização deste espaço religioso, acrescentando significado simbólico à sua identidade gráfica.

Optou-se pela manutenção da forma circular, simbolicamente associada à eternidade, reforçada pelo convite ao acolhimento dos peregrinos, que poderão “entrar” pelos “corredores” criados através da interceção das letras “S” e “F” nesse mesmo círculo, procurando-se uma metarreferência ancorada na missão específica do Santuário de Fátima, enquanto objetivo de tantos caminhos da peregrinação humana, que a partir do próprio Santuário também se abrem. Assim, as formas não acabadas das letras evocam o que fica para além daquele espaço físico e reforçam a ideia de portas abertas, dos percursos já vividos e dos caminhos a percorrer.

Entendeu-se utilizar apenas as iniciais “S” e “F” já que são os grafemas que apresentam mais significado: sendo mais memorizáveis, são, também, na prática, espelho da forma de referenciar o Santuário. Ao monograma acrescentou-se agora a designação oficial de “Santuário de Fátima | Shrine of Fátima”.

Graficamente, a colocação do “F” ao centro ganha a dimensão de cruz, estendendo o seu braço esquerdo até ao “S”, que, para além da leitura primeira relativa a “Santuário”, evoca também a marca mariana do lugar: [Nossa] Senhora [do Rosário], junto à cruz de Cristo.

Nesta identidade, a cruz é referenciada duplamente: não só na figuração do “F”, mas também na cruz dourada concêntrica a todo o conjunto. Como uma jóia, subtil e delicada, pretende representar a presença de Deus nos batizados que se encontram assinalados pela cruz de Cristo e que se fazem peregrinos até Ele.

Cromaticamente, o monograma assenta no azul, que, para além de iconograficamente representar a transcendência e o divino, mantém a ligação à versão anterior; a adição do dourado remete para a preciosidade/realeza consubstanciada na pequena cruz central que realça a luz de Deus transmitida, segundo o relato de Lúcia de Jesus, pela Virgem do Rosário na Cova da Iria.

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