Santuário de Fátima organizou VIII Encontro de Coros Infantis
4 Coros Infantis encontraram-se no Santuário de Fátima
Realizou-se no dia 25 de abril pelas 15h30 na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima o VIII Encontro de Coros Infantis do Santuário de Fátima.
A edição deste ano do Encontro de Coros Infantis, promovido pelo Santuário de Fátima desde 2009 sob a direção artística de Paulo Lameiro, contou com a participação de quatro coros: Schola Cantorum Pastorinhos de Fátima; Pequenos Cantores do Conservatório Nacional; Coro Infantil do Menino Jesus da Paróquia de Gulpilhares e Coro Preparatório do Coro Infantil da Universidade de Lisboa.
O encontro começou com uma palavra do Reitor do Santuário de Fátima, pe. Carlos Cabecinhas, que saudou todos os presentes e agradeceu de modo especial ao maestro Paulo Lameiro pela organização do mesmo.
O programa beneficiou de uma variedade musical em que cada coro teve a oportunidade de se apresentar individualmente e interpretar em conjunto duas obras, previamente trabalhadas.
Estes encontros reúnem todos os anos 4 ou 5 formações corais, oriundas do país ou da Europa, procurando mostrar diferentes modelos de trabalho, que vão desde os coros associados à catequese paroquial até às grandes escolas de referência.
Este ano, o programa voltou a juntar coros mais pequenos com coros de dimensão nacional, funcionando o coro infantil do Santuário como anfitrião, uma vez mais.
A Schola Cantorum Pastorinhos de Fátima teve o seu início em outubro de 2003, e é constituída por 42 crianças entre os 6 e os 18 anos de idade, que formam o coro residente do Santuário de Fátima. Trata-se de um coro amador sem qualquer formação musical, que tem como principal objetivo a animação das celebrações do Santuário de Fátima, especialmente dedicadas a crianças. É seu fundador e maestro titular Paulo Lameiro e maestrina assistente Carolina Correia, e acompanha-o o organista titular do Santuário de Fátima João Santos.
Os Pequenos Cantores do Conservatório Nacional são um grupo de jovens entre os 10 e os 14 anos, estudantes de vários instrumentos da Escola de Música Conservatório Nacional. Este grupo foi criado em 2006 pelo professor Tiago Marques e é, desde o ano letivo de 2011/2012, dirigido musicalmente pela professora Teresa Cordeiro e orientado cenicamente pelo professor Bruno Cochat. Neste concerto apresentam-se sobre a orientação vocal e musical da Professora Rute Dutra, com quem têm trabalhado desde dezembro de 2015.
O Coro Infantil do Menino Jesus da Paróquia de Gulpilhares iniciou a sua atividade na Páscoa de 1988. Conta com cerca de 40 elementos com idades compreendidas entre os 5 e 18 anos de idade. Foi formado pelo seu atual diretor artístico Fernando Tavares.
Este Coro tem como finalidade principal animar as Eucaristias Dominicais na paróquia.
O Coro Preparatório do Coro Infantil da Universidade de Lisboa é um grupo atualmente composto por 49 crianças dos 8 aos 11 anos, que recebe formação para poder ingressar no Coro Infanto-juvenil da Universidade de Lisboa (CIUL), agrupamento de referência nacional e internacional.
O primeiro Encontro de Coros Infantis teve lugar no dia 14 de junho de 2009, em Fátima, com o objetivo de promover uma prática musical religiosa qualitativa na infância. As primeiras edições decorreram no mês de junho, em torno da Peregrinação Nacional das Crianças e agora decorrem sempre no dia 25 de abril, altura de menor intensidade escolar e pastoral para os pequenos cantores.
SD/AFL
|