Santuário de Fátima lembra migrantes no dia mundial dos migrantes e refugiados
Rosário das 18h30 na Capelinha das Aparições teve os migrantes nas suas intenções
O Santuário de Fátima assinalou este domingo o dia mundial dos Migrantes e Refugiados colocando-os nas suas intenções do Rosário das 18h30, a partir da Capelinha das Aparições e transmitido pela Rádio SIM e Canção Nova.
“Num olhar sobre a realidade do mundo e da sociedade, somos convidados a que pela oração e pelo compromisso de vida surjam respostas adequadas para as situações dramáticas de homens e mulheres, jovens e crianças” disse o capelão do Santuário que presidiu à recitação do Terço, Pe Sérgio Henriques.
No dia em que o Papa Francisco celebrou no Vaticano o Jubileu dos migrantes, com o tema “Os emigrantes e refugiados interpelam-nos. A resposta do Evangelho da misericórdia”, o Santuário de Fátima não deixou de fazer uma referência explicita a este dia.
“Os emigrantes são nossos irmãos e irmãs que procuram uma vida melhor longe da pobreza, da fome, da exploração e da injusta distribuição dos recursos do planeta, que deveriam ser divididos equitativamente entre todos”, sublinhou o Pe Sérgio Henriques.
Frisando que “a indiferença e o silêncio abrem a estrada à cumplicidade, quando assistimos como expectadores às mortes por sufocamento, privações, violências e naufrágios”, o sacerdote afirmou, ainda, que “Cada um de nós é responsável pelo seu vizinho: somos guardiões dos nossos irmãos e irmãs, onde quer que vivam”, numa alusão às intenções do Santo Padre para este dia Mundial dos Migrantes e Refugiados, que a Igreja Católica assinala exortando os cristãos ao compromisso.
CR
|