10 de junho, 2017

3J3A3010[1].JPG

 

Santuário de Fátima lançou livro infantil "Fátima no Coração"

Obra foi apresentada esta tarde e é da autoria de João Manuel Ribeiro

 

O Santuário de Fátima promove a edição do livro infantil Fátima no Coração, da autoria do escritor João Manuel Ribeiro. A apresentação foi feita esta tarde na Sala de Imprensa do Santuário. Esta é uma iniciativa integrada no âmbito das celebrações do Centenário das Aparições de Nossa Senhora aos pastorinhos.

A obra destinada às crianças, conta a história de três amigos – a Isabel, o João e a Ana – que vão passar uma semana de férias, na companhia da avó Amélia – tempo que servirá para rezar e conhecer a mensagem de Fátima, por um lado, e para descansar e descobrir o lugar dos acontecimentos, por outro. Os três amigos, guiados em cada dia por uma “pista” bíblica, vão descobrir a importância e o significado de vários locais de Fátima, como a Capelinha das Aparições, a Basílica de Nossa Senhora do Rosário, onde se encontram os restos mortais dos pastorinhos, a nova Igreja da Santíssima Trindade, entre outros.

Trata-se do segundo livro lançado pelo Santuário de Fátima para um público mais jovem no âmbito do Centenário, depois de "A Missão do Francisco", de Maria Teresa Maia Gonzalez. Os dois projetos têm em comum a intenção de abordar os conteúdos da mensagem de Fátima numa linguagem dirigida às crianças de hoje.

Durante a apresentação da obra, o Pe. Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário de Fátima, sublinhou a atualidade da mensagem de Fátima, e afirmou que a comemoração do Centenário das Aparições “tem como objetivo primordial dar a conhecer a mensagem e a espiritualidade de Fátima”.

“No Centenário das Aparições foram feitas iniciativas específicas a pensar nos vários públicos, inclusive nas crianças, e neste âmbito a literatura tem uma palavra importante a dizer”, disse ainda salientando que  a obra ajudar “a descobrir Fátima através da Avó Amélia que lhes põe Fátima no coração”.

O Pe. José Nuno Silva, capelão do Santuário de Fátima, fez apresentação do livro e referiu o facto da história sublinhar sempre a “ideia de liberdade  associada ao amor” e desta ser uma “ideia central na mensagem de Fátima, pela capacidade de sujeição e de liberdade como sacrifício”.

“O autor escreve a realidade com olhar de criança”, disse o Pe. José Nuno, pelo facto de a obra apresentar um “argumento muito bonito, porque a figura central é uma avó, e uma das características principais dos avós é a largura e profundidade do Coração”.

“A Avó assume amigos dos netos como seus, uma característica de Fátima, assumir os outros como meus”, porque “só o evangelho explica e ilumina Fátima e fazer a experiencia de Fátima com uma avó faz todo o sentido”.

O capelão afirmou ainda que “os 100 anos de Fátima permitem olhar para outras histórias, nomeadamente a da humanidade com um fio condutor, porque quando tudo parecia violência, em Fátima abriu-se uma brecha de luz para o Coração Imaculado de Maria, porque tudo em Fátima remete para o amor”.

O autor do livro João Manuel Ribeiro afirmou que procurou fazer uma "história centrada na mensagem de Fátima”, e  de “um modo metafórico"  dizer que Fátima "é um lugar espiritual descoberto por sinais que ajudam os homens a se encontrarem consigo mesmos e com Deus”.

As três ideias chave da história remetem para os protagonistas, que eram três crianças tal como os três pastorinhos; são as crianças que dão o testemunho da descoberta da mensagem de Fátima e por isso a forma de comunicar foi  o diário de bordo e, finalmente,  a avó Amélia aparece aqui como sábia e mediadora da descoberta.

A ilustradora, de nome artístico Bolota, confessou que este trabalho a “fez redescobrir Fátima e acabou por se revelar um guia desta descoberta”.

O autor, natural de Oliveira de Azeméis, mas a viver no Porto, já trabalhou com ilustradores reputados como João Vaz de Carvalho, Vasco Gargalo, Ricardo Rodrigues, Marta Madureira, Anabela Dias, Sara Cunha, Fedra Santos e até com a norte-americana katrina Kopeloff e o espanhol Xan López Domínguez. O autor tem livros traduzidos na Colômbia e em Espanha e, brevemente, também na Itália e na Eslovénia.

PDF

HORÁRIOS

16 nov 2024

Rosário, na Capelinha das Aparições, e procissão das velas, no Recinto de Oração

  • 21h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.