Santuário de Fátima inicia visitas temáticas à exposição “Terra e Céu- Peregrinos e Santos de Fátima”
Iniciativa decorre na primeira quarta feira de cada mês, entre maio e outubro
Os visitantes da exposição temporária “Terra e Céu- Peregrinos e Santos de Fátima”, promovida pelo Santuário de Fátima, que decorre no Convivium de Santo Agostinho, no piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade, vão poder usufruir, a partir do dia 4 de maio, visitas guiadas por especialistas.
Trata-se de uma iniciativa, que se realiza na primeira quarta feira do mês, entre maio e outubro, que pretende proporcionar uma experiência mais enriquecedora advinda da interpretação dos conteúdos desenvolvidos nas exposições temporárias.
Esta iniciativa, orientada pela Secção de Arte e Património, pretende levar o visitante, seja peregrino, seja investigador, seja turista, a apreender melhor o sentido da narrativa e dos objetos expostos. As duas modalidades de visita – visita à exposição e visita temática – pretendem fazer chegar os conteúdos a diferentes tipos de públicos: aos que quererão experienciar o sentido geral das exposições e aos que pretenderão aprofundar os seus conhecimentos no contexto da museologia atual.
A primeira visita, no dia 4 de maio, pelas 21h15, terá dois momentos: o primeiro intitulado “Seis núcleos, seis peças: um percurso através do símbolo” e o segundo será marcado pelo lançamento da Emissão Filatélica “Santuários Marianos”, no centenário das aparições do Anjo. Esta iniciativa conta com a presença do Reitor do santuário. A entrada é livre.
No dia 1 de junho a visita será desenvolvida em torno do “Cristo de Mont´iras”: uma peculiar escultura do Século XIV; a 6 de julho será a “Última ceia”, de Joaquim Correia: O Cartão, a Prova e a Tapeçaria e a 3 de agosto “Fama de Santidade: registo biográficos inscritos nos caminhos de Fátima”. A 7 de setembro os “Pés dos peregrinos e as mãos que deles cuidam” e por fim a 5 de outubro, “Na primeira pessoa: as obra explicada pelos seus autores”.
A exposição temporária, evocativa da aparição de setembro de 1917, decorre no 6.o ano da celebração do centenário das aparições de Fátima e estará patente ao público até dia 31 de outubro de 2016.
|