18 de dezembro, 2016

3J3A6850.JPG

 

Santuário de Fátima estreou composição musical de Fernando Valente “Música para poema de Natal I”

Concerto pelo Conservatório de Música do Porto realizou-se esta tarde no auditório do Centro Pastoral de Paulo VI

 

O Santuário de Fátima, em parceria com o Conservatório de Música do Porto, estreou, esta tarde, no Centro Pastoral de Paulo VI, a obra “Música para poema de Natal I”, de Fernando Valente, compositor e professor de composição daquele conservatório.

A obra «tem aromas da época que se celebra, sublinhando um ambiente de recolhimento e exultação, com “cheiro a rabanadas”, com se diz no norte, e de características intimistas. Integra uma melodia tradicional sobre o nascimento do Menino recolhida em Arouca», explicou Fernando Valente.

Nesta iniciativa participaram cerca de 290 pessoas, entre alunos, pais, professores e funcionários.

Além da estreia de “Música para Poema de Natal” de Fernando Valente, e outras obras deste compositor, a plateia teve oportunidade de escutar peças de Eurico Carrapatoso, Fernando Lapa e Edward Elgar.

Fernando Valente é natural do concelho de Arouca. Diplomou-se em Composição no Conservatório de Música do Porto e é docente. Foi membro do Coro da Sé Catedral do Porto, que acompanhou ao órgão durante alguns anos, dirigiu em alguns concertos e fez parte da sua direção artística.

Como compositor, tem obras escritas para instrumentos solistas e para diversas formações de câmara e orquestra. Tem sido solicitado a escrever música para grupos infantis e juvenis, com acompanhamento instrumental, sobre poemas de autores nacionais e de países de língua oficial portuguesa.

No domínio da música sacra e litúrgica, colabora regularmente na revista Libellus Usualis.

O Conservatório de Música do Porto, por seu lado, é uma instituição cimeira do ensino da música e na vida cultural do país, sendo a relevância da sua atividade atestada pelo significativo número de músicos – intérpretes, compositores, diretores de orquestra e professores – que aí realizaram os seus estudos. Atualmente, é frequentado por mais de 1 000 alunos e o seu corpo docente é constituído por mais de 170 professores. Além de inúmeros grupos de música de câmara, a instituição integra um alargado número de grandes formações orquestrais e corais, onde se enquadram a orquestra sinfónica e o Coro do Conservatório de Música do Porto, formados por alunos dos cursos básico e secundário de música e canto, podendo integrar antigos alunos, professores, pais e encarregados de educação. A Orquestra Sinfónica tem como maestro principal o professor de orquestra Fernando Marinho.

Fernando Marinho iniciou os seus estudos musicais na Banda Musical de Amarante, a sua terra natal. É diplomado com os cursos de flauta do Conservatório de Música do Porto, licenciado em Ensino Básico pela Escola Superior de Música de Lisboa e mestrando pela Academia Nacional Superior de Orquestra. Como flautista, desenvolve atividade como solista, tendo tocado com diversas orquestras e trabalhado com vários maestros.

Foi distinguido em concursos nacionais e internacionais onde participou.

Desde 2009, é professor do Conservatório de Música do Porto, onde desempenha as funções de maestro.

Este Concerto de Natal é uma iniciativa integrada na celebração do Centenário das Aparições, que coincide com o centenário da escola de música portuense.

 

PDF

HORÁRIOS

17 nov 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 10h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.