Santuário de Fátima acolheu a XV Peregrinação Nacional de Ciclistas
Iniciativa reuniu ciclistas de várias zonas do país na capela de Santo Estevão, nos Valinhos
Centenas de ciclistas participaram este domingo na XV Peregrinação Nacional ao Santuário de Fátima, percorrendo o Caminho dos Pastorinhos até à Capela de Santo Estêvão, nos Valinhos, onde foi celebrada a Santa Missa, presidida pelo bispo emérito da diocese de Leiria Fátima.
D. Serafim Ferreira e Silva saudou o clima de "solidariedade e fraternidade" existente entre os ciclistas, sublinhando que este testemunho, sobretudo quando “há outras solicitações em dias de carnaval”, deve ser um exemplo pois esta caminhada "só pode ser inspirada pela fé".
O prelado lançou um desafio, a partir do evangelho deste domingo, para que os cristãos, em geral, e os ciclistas, em particular, sejam "capazes de trazer Deus para a vida fazendo Dele o garante do equilíbrio”.
“Quem anda de bicicleta tem de ter equilíbrio e sabe que é a partir desse equilíbrio entre a dualidade homem/ bicicleta que nasce uma verdadeira unidade que permite caminhar sobre duas rodas”, referiu o prelado.
“Vamos apostar para que esta dualidade seja uma verdadeira unidade”, concluiu.
A celebração terminou com a bênção dos ciclistas.
A organização desta peregrinação é da União de Ciclismo de Leiria que este ano quis igualmente juntar-se à celebração do centenário das Aparições, em Fátima.
|