09 de dezembro, 2016
Santuário de Fátima acolhe terceira Peregrinação Nacional de AutocaravanistasNa missa do Dia Nacional do Autocaravanista far-se-á a bênção das chaves para o ano de 2017
Pela terceira vez, este sábado comemora-se o Dia Nacional do Autocaravanista. A efeméride está a ser assinalada com uma peregrinação ao Santuário de Fátima. A organização quer associar-se às celebrações do Centenário das Aparições, e espera mais de 1500 autocaravanistas em Ano Jubilar. A Basílica da Santíssima Trindade, recebe esta tarde pelas 18h30 a celebração oficial da terceira Peregrinação Nacional de Autocaravanistas. Joaquim Barros Mendes, membro da organização desta iniciativa em declarações à Sala de Imprensa do Santuário de Fátima, explica os objetivos e expectativas.
Sala de Imprensa − Qual o objetivo desta peregrinação? Joaquim Barros Mendes − O objetivo desta Peregrinação é colmatar uma lacuna que existia ao nível da união dos autocaravanistas em torno da religião cristã, e achamos que seria a altura ideal para celebrar o Dia Nacional do Autocaravanista, juntamente com a maior peregrinação em autocaravana do mundo, e o facto de ser realizado em Portugal, e num dos santuários mais importantes do mundo, o Santuário de Fátima.
Sala de Imprensa − Como surgiu esta peregrinação? Joaquim Barros Mendes − Esta peregrinação surgiu exatamente por haver essa falta de um grande evento religioso, já que os autocaravanistas frequentam em grande número e durante todo o ano, o Santuário de Fátima, e não são só Portugueses, mas autocaravanistas de toda a Europa. Este é um segmento turístico itinerante que não tem sazonalidade, é praticada durante todo o ano.
Sala de Imprensa − O que há de novo este ano? Joaquim Barros Mendes − Os autocaravanistas são turistas Itinerantes que fazem, viagens por toda a Europa. É praticado maioritariamente por gente sénior com muita disponibilidade de tempo e vontade de viajar, e descobrir, o que a vida de bom nos proporciona, e atendendo à enorme importância de estar bem com a sua autocaravana e com as suas viagens, será aquilo que propusemos, que é "A BENÇÃO DAS CHAVES PARA O ANO DE 2017" durante a cerimónia oficial na missa do Dia Nacional do Autocaravanista que celebramos neste dia que entrega a maior peregrinação do mundo em autocaravana.
Sala de Imprensa − Quantas pessoas são esperadas? Joaquim Barros Mendes − O número que avançamos é meramente uma previsão estatística. O número estimado de autocaravanas para esta celebração do Dia Nacional do Autocaravanista em Fátima, considerada como a Maior Peregrinação em Autocaravana do Mundo, será sempre numa estimativa de 700 a 800 autocaravanas, não descartando a possibilidade de virem mais, com 1500 pessoas presentes. |