26 de fevereiro, 2018

154A1153.jpg

 

Santuário de Fátima acolhe 37º Encontro Nacional de Guias-intérpretes

Pe. Carlos Cabecinhas dirigiu palavra de boas-vindas aos cerca de 40 participantes

 

O Santuário de Fátima acolhe hoje e amanhã o 37º Encontro Nacional de Guias-Intérpretes, com o mote “Rotas marianas em Portugal”.

Este evento tem uma periodicidade anual, e um particular relevo no calendário do Santuário, onde a formação dos principais orientadores das peregrinações é encarada com como missão fundamental desde a primeira hora.

O reitor do Santuário de Fátima, o Pe. Carlos Cabecinhas, dirigiu uma palavra de boas-vindas aos cerca de 40 participantes, que considera “interlocutores muito particulares”, para este santuário mariano.

Para o Pe. Carlos Cabecinhas, o facto deste encontro formativo estar na sua 37ª edição, é sinónimo de uma grande “importância” para o Santuário, mas também para quem participa, o que tem permitido uma continuidade.

Ao longo de 37 anos, as temáticas têm sido as mais variadas, mas essencialmente têm sido “úteis” para o trabalho desenvolvido no Santuário e “importantes” para o exercício da profissão.

Em jeito de balanço, o reitor abordou o septenário de preparação e celebração do Centenário das Aparições de Fátima, que se iniciou em 2010 e nos conduziu à celebração festiva do Ano Jubilar de 2017, utilizando três palavras-chave: “memória, gratidão e compromisso”.

“O Centenário das Aparições permitiu fazer memória do acontecimento Fátima, mostrando a sua atualidade e significatividade para o tempo presente”, disse, lembrando que “a gratidão assumiu forma celebrativa festiva”.

“O Centenário das Aparições foi ainda momento de compromisso. Outro aspeto relevante neste ciclo celebrativo foi a sua forte relação à mensagem de Fátima, com as iniciativas centradas na redescoberta, aprofundamento e vivência da mensagem deste lugar. Ficou evidente o impacto de Fátima na vivência cristã de tantas pessoas”, explicou.

O Pe. Carlos Cabecinhas considera que todo esse itinerário “consolidou a internacionalização de Fátima”, ao “sublinhar a dimensão mundial de Fátima, quer como Santuário, quer como mensagem”.

Este facto foi visível através da “variedade de proveniências de peregrinos que, em cada ano, acorrem a Fátima, comprovam que este é, de facto, um Santuário global”.

“O aprofundamento renovado da Mensagem de Fátima, que o ciclo celebrativo do Centenário permitiu, foi especialmente significativo e é um importante legado para o aprofundamento futuro”, reiterou.

O reitor mencionou ainda o momento da canonização dos Santos Francisco Marto e Jacinta Marto, a 13 de maio de 2017.

“O balanço da celebração do Centenário é francamente positivo”, disse o Pe. Carlos Cabecinhas, explicando aos participantes deste encontro que as dinâmicas deste percurso jubilar vão continuar a animar a vida do Santuário.

Em seguida, o diretor do Departamento para o Acolhimento de Peregrinos, Pedro Valinho Gomes, falou sobre “Maria, a peregrina que (se) faz caminho”.

A manhã terminou com diretora do Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja, Sandra Saldanha, que deixou uma reflexão sobre a “Senhora mil nomes. Culto e iconografia”.

O programa da tarde começou com o Itinerário do Peregrino.

Em Seguida, Marco Daniel Duarte, diretor do Museu e do Departamento de Estudos do Santuário de Fátima falou sobre a imagem de Nossa Senhora: “«Ornada do ouro mais fino». As vestes, os mitos e as curiosidades da imagem de Nossa Senhora de Fátima”.

Na sua reflexão, o historiador falou da imagem de Nossa Senhora de Fátima como “um dos ícones mais importantes do catolicismo atual”.

A tarde termina com um dialogo entre agentes de peregrinação.

Na terça-feira, dia 27 de fevereiro, o programa acontece no Santuário de Vila Viçosa.

A 37.ª edição do Encontro de Guias-Intérpretes decorre este ano nas cidades de de Fátima e Vila Viçosa, nos dias 26 e 27 de fevereiro, e tem como propósito a formação mas também dar a conhecer as iniciativas do Santuário de Fátima em cada novo ano pastoral.

O Encontro de Guias-Intérpretes tem um caráter anual e âmbito nacional.

(Atualização 16h00)

PDF

HORÁRIOS

23 dez 2024

Missa, na Capela da Morte de Jesus

  • 15h00
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 18h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.