12 de maio, 2013
O Santuário de Fátima está a desenvolver uma linha de produtos oficiais que tem como propósito a perpetuação da experiência da peregrinação à Cova da Iria. Um dos produtos mais emblemáticos deste conjunto é o Lenço do Adeus. Outros artigos, todos apenas disponíveis nas duas Lojas de Artigos do Santuário de Fátima, são crachás, guarda-sóis e guarda-chuvas, t-shirts, entre outros. Pretende-se que, no regresso aos seus lares e às suas comunidades, os peregrinos perpetuem, também por este meio, a ligação a este lugar e sobretudo à mensagem que daqui irradia. Em termos de conteúdos, foram desenvolvidas duas linhas, uma delasligada à ritualidade, a outra alusiva à celebração do Centenário das Aparições de Fátima. O projeto, pensado igualmente para dar resposta às solicitações dos devotos de todo o mundo, está a ser desenvolvido pelo designer Gonçalo Freitas, sob a coordenação do Serviço de Administração do Santuário de Fátima. Para Gonçalo Freitas “Fátima é o maior centro de visitas do país depois da Grande Lisboa, mas a grande Lisboa é Lisboa, Sintra, Mafra”. “Enquanto outros lugares estão à procura de públicos, Fátima tem um público muito diferenciado – diferentes proveniências, estratos sociais, formações e idades -, o que se pretende é tornar essa experiência da peregrinação mais rica e mais efetiva”. Em termos gráficos, as opções passaram por referências ao manto da Imagem de Nossa Senhora de Fátima e pelo uso de iconografia relacionada com os videntes beatos de Fátima, Francisco e Jacinta Marto. Ao nível textual a seleção efetuada recaiu sobre frases ligadas aos próprios conteúdos da mensagem cristã. |