11 de junho, 2017

imagens_santos 2.jpg

 

Santuário assinala nascimento de São Francisco Marto

Reitor lembra data do nascimento na Eucaristia dominical

 

Assinala-se este domingo da Santísssima Trindade o 109º aniversário do nascimento de São Francisco Marto, um mês depois de ter sido proclamado Santo aqui na Cova da Iria, juntamente com a Irmã Jacinta, pelo Papa Francisco na peregrinação internacional aniversária de maio.

Na homilia da missa dominical no recinto de oração, no Santuário de Fátima, este domingo, o reitor, Pe Carlos Cabecinhas, destacou que o que mais “impressionava São Francisco Marto era Deus e a Santíssima Trindade nessa luz imensa”. E convidou os peregrinos a “imitarem” esta sua predileção e, como ele, a serem testemunhas deste Deus vivo.

Francisco Marto nasceu em 11 de junho de 1908, em Aljustrel,  e foi batizado no dia 20 de junho. Era, juntamente com a Irmã Jacinta, um dos dois filhos mais novos de Manuel Pedro Marto e de Olímpia de Jesus, e primo de Lúcia de Jesus.

Recebeu, desde muito novo, uma educação cristã simples e cedo se fez  pastor do rebanho da família.

Viu, tal como a Irmã, hoje Santa Jacinta Marto e a prima Lúcia,  um Anjo por três vezes, na Primavera, Verão e Outono de 1916, na Loca do Cabeço e no poço da casa da Lúcia, que os convidou à adoração a Deus.

Em 13 de maio de 1917, foi visitado, na Cova da Iria, pela Virgem Maria, que pediu que ali voltasse a cada dia 13 até outubro. No curso dos seis encontros, a Senhora do Rosário dá a ver aos pastorinhos a esperança que Deus oferece ao mundo tocado pelo sofrimento e pelo mal e convida-os a comprometerem-se com a conversão dos corações humanos, pela oração do rosário, pelo sacrifício reparador e pela consagração dos seus corações e do mundo ao Coração Imaculado.

As vidas do Francisco e da Jacinta transformaram-se definitivamente à luz da Mensagem de Misericórdia.

O Francisco assume uma vida de contemplação, comprometido com a consolação de Deus que lhe parece estar «tão triste». A Senhora recomendara que ele rezasse muitos terços. E muito rezará o Francisco, procurando a solidão do monte ou a companhia do Jesus escondido no sacrário da Igreja paroquial para «pensar em Deus».

Em 4 de abril de 1919, pelas 22h00, faleceu o Francisco, com apenas 10 anos. Adoecera, em outubro de 1918, com a epidemia broncopneumónica, tal como a sua irmã Jacinta, que adoece no final do ano de 1918. Em Fátima, em 13 de maio do ano jubilar 2000, o Papa João Paulo II beatificou-o e há um mês, por ocasião da primeira peregrinação do Centenário das Aparições, o Papa Francisco proclamou-o Santo.

TAGS

fatima2017
PDF

HORÁRIOS

16 nov 2024

Rosário, na Capelinha das Aparições, e procissão das velas, no Recinto de Oração

  • 21h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.