04 de dezembro, 2015


Santuário abre Porta Santa do Jubileu da Misericórdia em dia da Solenidade da Imaculada Conceição da Virgem Santa Maria


A celebração da Solenidade da Imaculada Conceição da Virgem Santa Maria, no próximo dia 8 de dezembro, no Santuário de Fátima, marca a abertura do Ano Santo do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, proclamado pelo papa Francisco. 
Na bula de proclamação do Ano Santo, Misericordiae Vultus, o Santo Padre esclarece que «esta festa litúrgica indica o modo de agir de Deus desde os primórdios da nossa história. Depois do pecado de Adão e Eva, Deus não quis deixar a humanidade sozinha e à mercê do mal. Por isso, pensou e quis Maria santa e imaculada no amor (cf. Ef 1,4), para que Se tornasse a Mãe do Redentor do homem. Perante a gravidade do pecado, Deus responde com a plenitude do perdão. A misericórdia será sempre maior do que qualquer pecado, e ninguém pode colocar um limite ao amor de Deus que perdoa.»
Por determinação de D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima, será nesse dia aberta uma Porta Santa na Basílica da Santíssima Trindade, no Santuário de Fátima, aproveitando a evocação festiva da Virgem Maria, Mãe de Misericórdia, tão central no acontecimento e mensagem de Fátima, e a já habitual grande afluência de peregrinos. A porta escolhida foi a de S. Tomé, uma vez que a figura do apóstolo é protagonista do evangelho proclamado no Domingo da Misericórdia. 
O Santuário estará em comunhão com o Santo Padre que nesse mesmo dia, em Roma, fará a abertura da Porta Santa, «uma Porta da Misericórdia, onde qualquer pessoa que entre poderá experimentar o amor de Deus que consola, perdoa e dá esperança» (Misericordiae Vultus).
A celebração terá o seguinte programa:
7 de dezembro – Vigília
21h30 - Rosário na Capelinha das Aparições
             Procissão das velas para a Basílica da Santíssima Trindade
             Canto do Hino do Akasthistos na Basílica da Santíssima Trindade
8 de dezembro – Solenidade
10h00 – Celebração de abertura da Porta Santa da Misericórdia – Procissão da Capelinha à Porta de S. Tomé, na Basílica da Santíssima Trindade - Altar do Recinto
11h00 – Missa – Recinto de Oração | Presidida por D. António Marto, bispo da Diocese Leiria-Fátima.
17h30 – Vésperas na Capela da Morte de Jesus

PDF

HORÁRIOS

03 jul 2024

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço

Missa, na Capelinha das Aparições

  • 12h30
Missa
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.