06 de abril, 2025

2025-04-06missadomingo2.jpg

Reta final da Quaresma com apelo à conversão sincera

Na homilia da missa do antepenúltimo Domingo da Quaresma, os peregrinos foram exortados a não julgar o próximo e a abrir o coração à misericórdia.

 

Neste quinto Domingo da Quaresma e na proximidade da Páscoa, o reitor do Santuário de Fátima exortou os peregrinos reunidos em assembleia eucarística, na Basílica da Santíssima Trindade, à conversão sincera, apoiada na experiência de misericórdia de Deus e sem o julgamento do próximo.

A partir do episódio da mulher acusada de adultério, relatado no Evangelho deste domingo, o padre Carlos Cabecinhas começou por destacar o rosto misericordioso e compassivo de Deus, que perdoa em vez de condenar, sem desvalorizar ou banalizar o pecado.

“Para um efetivo esforço de conversão, temos de começar por reconhecer a presença do pecado nas nossas vidas”, alertou o presidente da celebração, apresentando a Quaresma como o tempo ideal para “renovar a vida à luz da vontade de Deus”.

O padre Carlos Cabecinhas apontou, depois, o esforço de não julgar os outros e do reconhecimento do pecado como primeiros passos a tomar nesta atitude de conversão.

“A consciência dos nossos pecados e fragilidades, mas também da misericórdia de Deus para connosco, leva-nos a usarmos de misericórdia e perdoarmos as falhas dos que nos rodeiam”, concretizou.

No final, o reitor do Santuário recordou o apelo à conversão urgente que Nossa Senhora deixou nas aparições de 1917, na Cova da Iria, o desafio a fazer a experiência da misericórdia de Deus presente na mensagem de Fátima, e o exemplo dos Santos Pastorinhos.

“Os Pastorinhos perdoavam aos que não acreditavam neles, os insultavam, caluniavam e até lhes batiam. Não só perdoavam, como rezavam por essas pessoas, para que Deus as ajudasse”, lembrou o padre Carlos Cabecinhas, pedindo a intercessão de Nossa Senhora para que este tempo final da Quaresma seja vivido “como efetivo tempo de conversão”.

A celebração deste domingo contou com a participação de cerca de 30 acólitos da paróquia de Santo António das Antas, Porto, que vieram em peregrinação ao Santuário de Fátima.

PDF

HORÁRIOS

07 abr 2025

Missa, na Capela da Morte de Jesus

  • 16h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 18h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.