20 de janeiro, 2005

 




- Encontro de Reitores de Santuários Marianos da Europa -

Decorreu no Santuário de Fátima, entre 13 e 15 de Outubro de 2004, o 2.º Encontro de Reitores de Santuários Marianos da Europa. A organização coube este ano ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima/Portugal tendo participado dez santuários europeus dedicados a Maria, num total de cerca de 25 participantes, entre reitores e autoridades eclesiásticas.
Estiveram representados os seguintes santuários marianos: Altotting (Alemanha); Banneux (Bélgica), Einsiedln (Suiça), Fátima (Portugal) Jasna Gora (Polónia), Knock (Irlanda), Lourdes (França); Zarvanysia (Ucrânia), Mariapocs (Hungria), Walsingham (Inglaterra).
Este encontro de trabalho teve como temas para análise o balanço da peregrinação nos últimos anos e as perspectivas para os anos vindouros. A reflexão sobre, entre outras questões, “2005 – Ano da Eucaristia” e a Consagração do Mundo ao Imaculado Coração de Maria, fizeram também parte do programa.
Nas palavras do reitor anfitrião, Monsenhor Luciano Guerra, pretendeu-se com este encontro de santuários europeus dedicados a Maria  conseguir "uma imagem positiva do presente e do futuro do nome Europa, para o futuro e o bem da humanidade".
Em espírito de partilha e comunhão fraterna, os responsáveis pelos mais significativos santuários marianos da Europa falaram, no primeiro dia, da mensagem e da vida de cada santuário e apresentaram os projectos para os próximos tempos.
No segundo dia reflectiram sobre a Eucaristia, no aspecto da celebração da missa e da Adoração ao Santíssimo Sacramento. Ocorrendo este ano o 150. º aniversário da definição do dogma da Imaculada Conceição, reflectiram-se e partilharam-se ideias sobre este tema e sobre o tema da Consagração ao Imaculado Coração de Maria.
Este encontro, cujas actividades de trabalho decorreram na Casa de Nossa Senhora do Carmo, inseriu vários momentos de oração, visitas aos museus do Santuário de Fátima e a Aljustrel e também uma ida a Ourém, com visita à zona histórica e recepção pelo presidente da Câmara Municipal de Ourém, Dr. David Catarino.
Na recepção, o presidente da autarquia oureense fez votos que o encontro em Fátima fosse "um marco na mensagem dos santuários marianos para um mundo tão necessitado de renovar a esperança". A respeito de Fátima, David Catarino afirmou que a localidade "teve a graça da visita de Nossa Senhora no início do século XX e, a partir daí, despertou para um outro papel que muito associamos à construção da paz tão necessária ao mundo em que vivemos".
O santuário anfitrião, o Santuário de Nossa Senhora de Fátima, pelas mãos dos seus representantes neste encontro, o reitor Padre Luciano Guerra e o director do Serviço de Peregrinos, Pe. José Baptista, mostraram os vários espaços físicos do Santuário (o Centro Pastoral Paulo VI e as casas de retiros Nossa Senhora do Carmo e Nossa Senhora das Dores) e levaram o grupo às obras de construção da Igreja da Santíssima Trindade.
A primeira edição do Réseau Marial Européen decorreu no ano passado, também em Outubro, no Santuário Mariano de Lourdes/ França.
O Réseau Marial Européen foi fundado pela iniciativa dos bispos e reitores responsáveis pelos santuários de Loreto, Czestochowa, Lourdes, Altotting e Fátima. O crescendo do fenómeno da peregrinações neste início do Terceiro Milénio em todas as religiões, a relativização das fronteiras e o sentido da necessidade de trabalho em conjunto por uma Europa espiritual, levaram a que fosse criado o "Réseau Marial Européen". O papel providencial de Maria na nova evangelização, o diálogo ecuménico e as questões inter-religiosas, e a própria existência de estruturas de colaboração entre santuários, foram outros aspectos que levaram à constituição do Réseau. Com uma visão teológica e pastoral, procura-se que os vários santuários se entreajudem na reflexão e na tomada de iniciativas que lhes permitem a cumprir a missão que Deus lhe atribuiu. 
As crianças são as mensageiras de Deus
No encerramento do Réseau Marial, foi celebrada uma missa, na Basílica do Santuário de Fátima, presidida pelo Bispo de Tarbes e Lourdes, Mons. Perrier, e concelebrada pelos outros participantes no encontro.
Monsenhor Perrier recordou que muitas vezes a humanidade olha o seu passado a pensar que foi o paraíso, ao invés de viver na esperança do reino de Deus que está para vir. "Por isso, Jesus abre o reino dos Céus às crianças, aos que se parecem com elas e aos que as recebem", disse acrescentando que devemos tomar como sério o que foi pedido às crianças videntes.
Em cada um dos casos em que as aparições de Maria foram feitas a crianças, disse o prelado, "as crianças impuseram-se ao poder civil e também, um certo tempo, ao cepticismo da Igreja".
O bispo de Tarbes e Lourdes, que participou no Encontro de Reitores com o reitor do Santuário de Lourdes, afirmou qu "não podemos idolatrar a infância, mas, sem cessar, devemos insistir nesta humildade de Deus, que veio das crianças, logo a partir de Jesus".
"Tentemos receber de Deus a graça da humildade. Que a nossa civilização ocidental dê lugar às crianças (...) Que o nosso mundo saiba acolher as crianças como mensageiros, como dons de Deus", rogou o prelado em Fátima.
"Em Fátima, Nossa Senhora apresentou-se como Senhora da Paz. É possivel que a causa mais importante a defender para a paz seja a vida", afirmou Monsenhor Perrier.


 

 
PDF

HORÁRIOS

07 jul 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 10h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.