10 de maio, 2008

 

Decorreu em Fátima, ao final da tarde de 9 de Maio, a cerimónia de abertura ao público das ruas Cónego Formigão e Papa João Paulo II, recém requalificadas no âmbito dos trabalhos desenvolvidos pela empresa municipal Sociedade de Reabilitação Urbana da Cova da Iria.
A cerimónia solene decorreu no Centro Pastoral Paulo VI, seguiu-se um passeio pelas ruas recém-requalificadas e, depois, a cerimónia da bênção, pelo Pároco de Fátima, Padre Rui Marto, e inauguração das vias.
Na ocasião foi descerrada uma lápide evocativa da inauguração. Na foto acima, a Presidente da Assembleia Municipal, o Reitor do Santuário de Fátima, o Presidente da Câmara Municipal de Ourém e o Presidente da Sociedade de Reabilitação Urbana descerram a lápide comemorativa.
Por ocasião da inauguração, o Reitor do Santuário de Fátima, Mons. Luciano Guerra, escreveu um texto onde se pronuncia de forma positiva sobre estas obras de requalificação:
"A requalificação das duas vias públicas laterais ao Santuário de Fátima é sem dúvida um bom augúrio para toda esta Cidade da Paz.
Demorou muito a chegar o cuidado necessário para proporcionar aos peregrinos a comodidade e o ambiente mais propícios às actividades da peregrinação que realizam no Santuário de Fátima.
Esta cidade nasceu do local das aparições e desenvolveu-se a partir daí, infelizmente de modo muito desordenado. De facto, praticamente só o Santuário pôde beneficiar, desde os anos vinte e sobretudo a partir de 1947, de um arranjo urbanístico devidamente planeado e assistido.
Embalados, poucos anos depois do cinquentenário das aparições, pelas ilusões libertárias do 25 de Abril, deixámo-nos cair em situações caóticas, de que restam ainda alguns escombros.
Ainda bem que a nova Igreja da Santíssima Trindade veio despertar e tornar efectivo o interesse por parte das entidades civis, no sentido de dar à cidade de Fátima o ambiente a que tem direito, por exigência dos vários milhões de peregrinos que anualmente aqui acorrem.
A instituição da Sociedade de Reabilitação Urbana de Fátima inscreve-se nos sinais novos de uma era nova, que bem esperamos conduzirá esta nossa Cidade da Paz ao nível de prestígio a que graças a Deus subiu o seu Santuário.
Temos ainda muito que fazer, mas esta primeira obra é um prenúncio feliz do programa que esperamos virá a ser realizado, nos intensos nove anos que nos restam até ao centenário das aparições, em 2017".
PDF

HORÁRIOS

06 jul 2024

Missa, na Capela da Morte de Jesus

  • 15h00
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 16h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.