15 de fevereiro, 2011

Renascença e Conferência Episcopal agradecem aos portugueses
Ao final da manhã de 15 de Fevereiro, o grupo Renascença entregou, na pessoa do Cónego João Aguiar, presidente do Conselho de Gerência, a D. Jorge Ortiga, presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), o resultado da campanha de solidariedade promovida no Natal de 2010. O gesto, realizado na Casa de Nossa Senhora das Dores, no Santuário de Fátima, foi simbólico. A verba, de 198.183.22€, já tinha sido transferida para a Conferência Episcopal Portuguesa, em favor do Fundo Solidário.
Renascença e Conferência Episcopal dirigiram o primeiro e o mais solene agradecimento ao povo português, pela elevada adesão a esta campanha, levada a efeito entre o primeiro domingo do Avento (28 de Novembro de 2010) e 6 de Janeiro de 2011.
O Cónego João Aguiar sublinhou no seu discurso “as três alegrias” da Renascença a propósito desta acção. A primeira prende-se com os resultados conseguidos, uma vez que nenhuma iniciativa congénere tinha alcançado tais valores. “Atingir esta dimensão numa altura de crise é extremamente relevante. Significa também uma grande esperança para todos nós que trabalhamos em Igreja”.
Os segundo e terceiro aspectos prendem-se com a confiança que é depositada no coração das pessoas relativamente à acção da Renascença, o que acabou por se traduzir no grande número de donativos confiados ao seu cuidado, e com a oportunidade da realização de um trabalho em ligação com a CEP.
“Não está aqui dinheiro das pessoas que eventualmente vão à missa ou que se identificam com a nossa moral, mas está aqui dinheiro de muita outra gente que sabe que a Igreja faz do homem o seu caminho”, afirmou.
D. Jorge Ortiga expressou a gratidão da CEP à Renascença e ao povo português. “O povo português manifestou não só a sua sensibilidade perante a gravidade do momento social que estamos a viver, mas também a sua generosidade”.
Vincou ainda a pertinência deste fundo instituído pela Igreja de Portugal, por ser “um fundo repleto de urgência e actualidade”. “Acredito seriamente na generosidade no povo português e na sua sensibilidade e acredito que conseguiremos dar um futuro mais humano, mais justo, a todos os portugueses, particularmente aos que mais necessitam”, disse.
O Presidente da CEP sublinhou ainda que “a mais-valia da Igreja Católica na sua organização é a consciência da proximidade” e, por isso, exortou a que “a solidariedade do povo português não se expresse apenas e só em questões de número de bens materiais, (porque) há também a partilha do seu tempo, há a partilha da sua própria vida, há aquela cultura do dar e do dar-se”.
A este propósito, divulgou que os bispos de Portugal preparam para breve uma Nota Pastoral sobre o voluntariado, expressão “não só daquilo que se tem mas também daquilo que se é”.
 
ARQUIVO:
Pelas 12.30 de hoje, 15 de Fevereiro, no Santuário de Fátima
Dentro de trinta minutos, pelas 12:30, na Casa de Nossa Senhora das Dores, no Santuário de Fátima, o Cónego João Aguiar, Presidente do Conselho de Gerência do Grupo r/com – renascença comunicação multimédia, entregará a favor do Fundo Solidário os mais de 198 mil euros angariados pela Renascença durante a campanha do Natal de 2010.
A entrega acontece, anuncia a Direcção Marketing e Comunicação de Renascença em comunicado, durante a reunião do Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa.
“Este ano a Renascença, através dos seus ouvintes angariou um total de 198.183.22€, verba que irá ser encaminhada para o Fundo Social Solidário, uma iniciativa da Conferência Episcopal Portuguesa, criada para ajudar as vítimas de situações de pobreza”, anuncia o referido comunicado.
No momento em que anuncia a entrega dos donativos para o final da manhã de hoje, a Renascença “agradece publicamente aos ouvintes e a todos quantos colaboraram nesta campanha”.
Esta iniciativa é aberta à presença da comunicação social.
PDF

HORÁRIOS

05 jul 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.