23 de janeiro, 2007

Eucaristia final presidida pelo representante da Conferência Episcopal de França
Terminou ao final da manhã de hoje (17 de Janeiro), em Fátima, o congresso anual da Associação de Reitores de Santuários (A.R.S) de França, que reuniu pela primeira vez em Portugal, a convite do Reitor do Santuário de Fátima, participante habitual nos congressos desta associação francesa, fundada em 1974.
O tema proposto à reflexão dos participantes, a marcar todas as conferências e reuniões realizadas, foi ”Misericórdia… Reconciliação… Perdão… Compaixão… Reparação”.
Participaram no Congresso 108 representantes de 75 santuários franceses, um santuário suíço e um outro da Bélgica. Durante a tarde de ontem, dia 16, juntaram-se ao grupo francês 19 reitores de santuários portugueses, que acordaram estudar a possibilidade da criação de uma associação de reitores de santuários de Portugal.
 A celebração Eucarística da manhã de hoje, celebrada na Igreja Paroquial de Fátima, foi presidida pelo Arcebispo de Toulouse e representante da Conferência Episcopal Francesa neste encontro, Mons. Robert Le Gall.
 Mons. Le Gall, durante a homilia, sublinhou o valor da dimensão sacrificial da vida cristã, em amor e em união a Jesus Cristo.
O prelado apelou ao amor consolador a Jesus, ao Sagrado Coração de Jesus. “Devemos consolar a Deus, como fez o pequeno Francisco nesta Igreja quando rezava a Jesus Escondido”, afirmou o Bispo, sublinhando que esta atitude de consolação deve ser de humildade, de entrega.
 Neste sentido, Mons. Le Gall disse ter registado com agrado a presença do monumento ao Sagrado Coração de Jesus no centro da esplanada do recinto do Santuário de Fátima, como um convite aos fiéis “porque Deus consola o seu povo e nós consolamos a Deus”.
Após a celebração da Missa, e a visita à Igreja Paroquial, onde se encontra a pia onde foram baptizados os Três Videntes de Fátima, o grupo visitou Aljustrel e os Valinhos e também as obras de construção da Igreja da Santíssima Trindade, no Santuário de Fátima.
------------------------------
Dia 16 de janeiro:
Reitores portugueses estudam possibilidade de criação de associação
À margem do congresso anual da Associação de Reitores de Santuários (A.R.S) de França, reunida em Fátima até 17 de Janeiro, realizou-se ontem uma reunião entre dezanove reitores de santuários portugueses. Do encontro nasceu o desejo da criação de uma associação de reitores de santuários de Portugal, à semelhança da congénere francesa, fundada em 1974. “(A criação da associação portuguesa de reitores) é mais que uma ideia, é já um desejo, poderemos dizer que já está em marcha”, afirmou esta manhã à imprensa o Reitor do Santuário de Fátima. 
A divulgação do encontro de ontem foi feita esta manhã, dia 16 de Janeiro, pelo Reitor do Santuário de Fátima, durante a mesa redonda que congregou os 108 participantes no Congresso da ARS e os 19 reitores portugueses.
Mons. Luciano Guerra explicou que esta ideia de juntar em Fátima os reitores franceses e os portugueses foi lançada pelo presidente da ARS, Mons. Patrick Jacquin, reitor do Santuário de Notre Dame de Paris e presidente da associação francesa.
Lançado o desafio, o Santuário de Fátima enviou aos bispos portugueses um pedido de envio de listagem sobe os santuários existentes em cada diocese do país.
Reunidos ontem, pela primeira vez, em Fátima, dezanove reitores portugueses concordaram na importância em fazerem um estudo para se conhecerem melhor e eventualmente para avançarem com a criação da associação.
Assim, foi já criada uma comissão, composta por três reitores de santuários portugueses, que reunirá para preparar um primeiro encontro de trabalho, agendado para Janeiro de 2008.  Integram a comissão os reitores dos Santuários de Cristo Rei, de Schoenstatt (Aveiro) e de Balazar.
Presidiu à mesa redonda desta manhã e também à Eucaristia que se lhe seguiu, o Cardeal Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, que, nas palavras de abertura do encontro, agradeceu a presença dos reitores franceses em Portugal e o acolhimento que lhe estava a ser dado por todos os congressistas. “Os santuários são lugares essenciais para quem se mete a caminho à procura de Deus”, disse o Cardeal Patriarca de Lisboa, ao salientar que a “mobilidade” é uma característica, uma “manifestação cultural e espiritual do nosso tempo”, e é neste sentido que cabe aos santuários “ajudar quem de mete a caminho”.
Também Mons. Le Gall, arcebispo de Toulouse, representante da Conferência Episcopal Francesa neste congresso em Fátima, focou a mobilidade, nomeadamente as peregrinações de jovens aos santuários, como um “elemento de esperança”, conhecido e reconhecido pelos bispos de França.
“Acolher em cessar” é também a ‘palavra de ordem’ do presidente da ARS. Mons. Patrick Jacquin sublinhou, em declarações à imprensa, que os santuários devem “acolher cada vez melhor” os peregrinos e visitantes, devem “acolher sem cessar quem quer descobrir o que é a Igreja e o que é a fé”.
Estão inscritos no congresso da ARS 108 participantes de 75 santuários franceses, um santuário suíço e um outro da Bélgica. Hoje juntaram-se ao grupo os 19 reitores de Portugal.
Após as conferências desta tarde, todos os reitores visitarão Batalha, Alcobaça e Nazaré.
___________

Dia 15
A convite do Reitor do Santuário de Fátima, a Associação de Reitores de Santuários (A.R.S) de França está reunida em Fátima até ao próximo dia 17 de Janeiro.
Estão inscritos neste congresso 108 participantes de 75 santuários franceses, um santuário suíço e um outro da Bélgica.
Esta manhã, dia 15 de Janeiro, na sessão de abertura, Patrick Jacquin, presidente da A.R.S e reitor do Santuário de Notre Dame de Paris apresentou o programa deste encontro anual.
O primeiro conferencista foi Mons. Luciano Guerra, reitor do Santuário de Fátima, que apresentou o tema “A misericórdia de Deus na mensagem de Fátima”. Após uma breve descrição dos acontecimentos, espaços físicos e personalidades relacionados com a história e a mensagem de Fátima, Mons. Luciano Guerra focou a sua reflexão sobre a misericórdia divina em Fátima.
“A mensagem de Fátima fala-nos sobre a misericórdia divina”, afirmou o Reitor considerando que, logo na primeira aparição do Anjo há uma afirmação essencial “que não é uma verdade banal”, a afirmação de que “Deus existe” e manifesta a sua bondade pelos homens.
“Deus exorta os que lhe são fiéis a adorá-Lo com actos de fé, esperança e amor para com ele” e também com oração e sacrifícios.
“A misericórdia é um sentimento do coração que leva o sujeito a ir ao encontro daquele que se encontra numa situação de dificuldade, mas ainda com energias capazes que reverter a situação, no caso de alguém mais forte o querer ajudar. Toda a história de Fátima nos diz que as crianças (videntes) têm uma missão exemplar no que respeita à atitude de um cristão perante o seu pecado e o dos outros pecadores”, disse Mons. Luciano Guerra.
“Em Fátima Deus quer associar-se a três crianças para os fazer partilhar os seus sentimentos de misericórdia. Ter desígnios de misericórdia para três crianças quer dizer convidá-los, aos três, unidos num só, e dar-lhes a conhecer a graça de se entregarem em sacrifício pela conversão dos seus irmãos pecadores”, afirmou.
A manhã de hoje ficou ainda marcada pela celebração da Eucaristia na Basílica do Santuário de Fátima, presidida por D. Jorge Ortiga, presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) e Arcebispo de Braga.
Concelebraram os outros sacerdotes participantes neste congresso e também o Arcebispo de Toulouse, que acompanha a A.R.S. e preside à Comissão Episcopal para a Liturgia e Pastoral Sacramental da Conferência Episcopal Francesa.
 Em nome da CEP, D. Jorge Ortiga saudou todos os participantes e também o Reitor do Santuário de Fátima que, afirmou, “também nos acolhe a nós (bispos portugueses) com grande sentido de hospitalidade e no verdadeiro sentido da mensagem de Fátima”.
D. Jorge Ortiga fez votos para que o grupo se sinta bem em Fátima e que a reflexão durante o actual congresso contribua para “uma acção eficaz nos santuários”, para que os peregrinos e visitantes desses locais “encontrem os espaços e as pessoas certas” que lhe suscitem esperança e vontade de mudança de vida”.

 
ARQUIVO:
A Associação de Reitores de Santuários Franceses (Association des Recteurs de Sanctuaires – ARS) realizará em Fátima a 27.ª edição do Congresso Anual da associação, que terá lugar nos dias 15 a 18 de Janeiro de 2007.
Para além dos cento de trinta reitores de Santuários de França, está também prevista a presença neste congresso de D. Jorge Ortiga, presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, de D. José da Cruz Policarpo, Cardeal Patriarca de Lisboa, e de D. António Marto, Bispo de Leiria-Fátima. 
A ideia da organização do congresso em Fátima nasceu do convite formulado pelo Reitor do Santuário de Fátima, Mons. Luciano Guerra, à Associação de Reitores de Santuários Franceses.
 “Esta realização (em Fátima) é devida a um convite meu, não só por ocasião do ano do nonagésimo aniversário das aparições de Fátima, mas também como sinal de reconhecimento pelo acolhimento fraterno que esta associação me dispensa no seu congresso anual, no qual participo desde há 23 anos”, afirma Monsenhor Luciano Guerra.
Relativamente ao programa, ainda em elaboração, este incluirá a realização de mesas redondas e a apresentação de conferências, visitas aos locais das aparições e a vários espaços do Santuário de Fátima e também a deslocação a vários locais turísticos integrados na Região de Turismo de Leiria-Fátima. Em termos de celebração religiosa, serão celebradas várias Eucaristias durante este congresso, no qual será terá ainda lugar a Assembleia-geral da ARS.
PDF

HORÁRIOS

07 jul 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 10h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.