26 de dezembro, 2011

 
As celebrações de Natal no Santuário de Fátima iniciaram com uma vigília na noite do dia 24, na Igreja da Santíssima Trindade, e prolongaram-se em ambiente de festa e de oração durante todo o dia de Natal. Nas suas exortações aos fiéis, quer na noite de vigília quer no dia de Natal, o reitor do Santuário de Fátima lembrou o verdadeiro sentido do tempo natalício.
“É fácil comovermo-nos com a celebração do Natal. Mas o Natal pede a nossa conversão, mais que a nossa comoção!”, afirmou  o padre Carlos Cabecinhas na homilia da missa da vigília, ocasião em que também sublinhou que “viver um Natal consciente do que significa dizer que Deus se fez homem, não pode não levar à solidariedade, à partilha, ao amor concreto, à ajuda desinteressada”.
As suas palavras recordaram “os pequenos, os deserdados, os pobres”, e as suas dores, e, sobretudo, vincaram aquele que deve ser o centro do Natal:  o Menino Jesus.
“Corremos sempre o risco de nos ocuparmos tanto da preparação do Natal, que deixamos de ter espaço para o mais importante: fazemos presépios, preparamos presentes, enviamos Boas Festas, fazemos consoadas – tudo coisas boas... mas pode acontecer não deixarmos espaço para acolher Jesus que vem, que nasce”, afirmou o reitor.
Na missa a que presidiu no dia de Natal, também ela celebrada na Igreja da Santíssima Trindade, o padre Carlos Cabecinhas reiterou que “o centro da nossa celebração do Natal está no Menino do Presépio. O seu nascimento é a ´boa nova`, a feliz notícia que nos enche de alegria”.
“Associamos muito o Natal à oferta de presentes. Mas no centro da celebração do Natal está o Menino Jesus, o grande presente que Deus nos oferece. Todos os outros presentes só têm sentido se nos levam a tomar consciência de que o grande presente que recebemos no Natal é o próprio Deus que, em Jesus Menino, Se nos oferece a nós e que, desse modo, nos manifesta o imenso amor com que nos ama”, afirmou o reitor.
A 31 de Dezembro D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima, presidirá à missa com Te Deum de Acção de Graças pelo ano que termina, na Igreja da Santíssima Trindade, às 22:00.
Todo o programa está disponível nesta página, em agenda.
(Fotografia de 25 de dezembro de 2011)
PDF

HORÁRIOS

04 jul 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 18h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 18h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.