08 de janeiro, 2016


Pe Carlos Cabecinhas acompanhou imagem nº 2 de Nossa Senhora de Fátima até aos Açores
 
O reitor do Santuário de Fátima destacou esta quinta feira, a “ligação significativa” que existe entre a ilha de Santa Maria, “logo no nome” e a mensagem de Fátima centrada em Nossa Senhora.
“Esta ligação é interessante e significativa; começa pelo nome e daqui irradiou para todo o arquipélago” precisou o Pe Carlos Cabecinhas que se deslocou ao arquipélago para entregar pessoal e simbolicamente a Imagem de Nossa Senhora de Fátima aos responsáveis diocesanos que ficarão com a guarda da Imagem durante quase dois meses, até dia 28 de fevereiro.
“Fundamentalmente estas peregrinações destinam-se, por um lado, a dar a possibilidade às pessoas, em todo o país, de poderem expressar a sua Fé e, por outro lado, é uma forma de nós agradecermos aquilo que as pessoas fazer por Fátima e a partir de Fátima” disse ainda o Reitor do Santuário lembrando a importância destas deslocações da Imagem, por todas as dioceses do país, como “forma de as envolver nas comemorações do centenário” das Aparições que se celebra em maio de 2017.
Também o Bispo de Angra destacou a “forte ligação entre os Açores e a mensagem de Fátima” e depois de terem participado nas celebrações das bodas de prata e de ouro das aparições “também não podíamos ficar de fora do centenário”, precisou o prelado.
D. António de Sousa Braga tem se referido frequentemente a este momento como “um momento de graça” que  deve “ser aproveitado por todos” para que, no Ano Santo da Misericórdia “possamos experimentar através de Nossa Senhora a Misericórdia Divina”, já que ela “é uma porta escancarada para Jesus”.
A Imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima vai estar nos Açores até ao dia 28 de fevereiro, terminando o périplo na Sé de Angra. Ate lá percorrerá todos os concelhos açorianos. Desta quinta feira até sábado permanecerá na ilha de Santa Maria, comum vasto programa que abrange todas as gerações, e tem como ponto alto a celebração da missa campal na despedida a Imagem.
À chegada ao aeroporto, esta quinta feira, a Imagem foi recebida pelos Bombeiros e pelos Escuteiros que fizeram a guarda de honra, escoltando a imagem, quer do aeroporto para o Largo de Santo Antão, quer daí em procissão de velas até à igreja Matriz de Vila do Porto.
Santa Maria foi a primeira ilha a ser descoberta e povoada e é a única que foi consagrada a Nossa Senhora. Possui ainda a primeira ermida dedicada a Nossa Senhora imediatamente depois da Capelinha das Aparições, em 1928.  
CR
PDF

HORÁRIOS

03 jul 2024

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço

Missa, na Capelinha das Aparições

  • 12h30
Missa
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.