29 de janeiro, 2017

IMG_1074.jpg

Reitor do Santuário de Fátima pede prioridade para uma felicidade assente no exemplo de Jesus

Homilia da Missa dominical na Basílica da Santíssima Trindade marcada por reflexão sobre as bem-aventuranças

 

O reitor do Santuário de Fátima, Pe. Carlos cabecinhas, defendeu hoje que os cristãos devem adotar um modelo de felicidade proposto por Jesus,  numa reflexão centrada nas bem-aventuranças.

“As bem-aventuranças são a escola de felicidade de Jesus. Somos convidados a imitá-lo vivendo a pobreza em espírito, ser justos e misericordiosos com os outros e verdadeiros construtores da paz”, disse o sacerdote que presidiu à missa dominical na Basílica da Santíssima Trindade na qual participaram, entre outros, peregrinos espanhóis e ingleses que se fizeram anunciar junto do Serviço de Peregrinos do Santuário.

Partindo da percepção de que a felicidade é um desejo de todos, o Pe. Carlos Cabecinhas começou por estabelecer um paralelismo entre a felicidade do ter, que é contabilidade por indicadores de felicidade- como dinheiro, poder ou influência- e a felicidade do ser, seguindo a "provocação" de Jesus.

O reitor do Santuário de Fátima apresentou as bem-aventuranças como a “vontade de Deus” de conduzir a humanidade à felicidade, a partir dos pobres, dos humildes, dos que sofrem, dos que são perseguidos e dos que nada têm, tal qual como Jesus fez.

O sacerdote falou em particular da bem-aventurança que nos alerta para os “pobres em espírito”.

“Ele desconcerta-nos e provoca-nos quando nos diz  que felizes são os pobres, os humildes, os que sofrem ou que são perseguidos pois assentam toda a sua confiança e toda a sua felicidade em Deus” disse sublinhando que esta imitação de Jesus pressupõe um caminho.

“Sermos cristãos significa confiarmo-nos a Deus, mesmo no meio das lágrimas e das dificuldades ou incompreensões, sabendo que nada podemos e que Ele pode tudo”.

O Reitor terminou a sua homilia destacando o exemplo dos pastorinhos que “souberam ser humildes e confiar-se a Deus”.

PDF

HORÁRIOS

21 nov 2024

Rosário, na Capelinha das Aparições, e procissão das velas, no Recinto de Oração

  • 21h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.