07 de abril, 2017

3J3A9164.JPG

Reitor afirma que Santuário de Fátima «está preparado para acolher Sua Santidade e os peregrinos»

Operação que envolve visita do Papa Francisco foi apresentada esta manhã no Centro Pastoral de Paulo VI em Fátima
 

A operação que envolve visita do Papa Francisco a 12 e 13 de maio para celebrar o Centenário das Aparições, foi apresentada esta manhã em Fátima.

Um dispositivo de intervenção, composto pelo Santuário de Fátima, Camara Municipal de Ourém, Autoridade Nacional de Proteção Civil e Guarda Nacional Republicana.

«Estamos preparados para acolher Sua Santidade e igualmente preparados para acolher os peregrinos que aqui acorrerão», afirmou o reitor do Santuário de Fátima, o Pe. Carlos Cabecinhas, numa conferência de imprensa, a pouco mais de um mês da visita do Papa Francisco.

«Gostaria de começar por dizer que, Fátima é um lugar seguro. Hoje, a segurança está na ordem do dia, mas as várias entidades envolvidas na preparação da visita do Papa tudo estão a fazer para garantir a segurança dos que aqui estarão», sublinhou.

O Santuário é um largo espaço, «habituado a multidões» e que já recebeu a visita de vários Papas. Como nas anteriores visitas papais, o Pe. Carlos Cabecinhas disse que «o recinto estará sempre aberto aos peregrinos: não fecha, não encerra, sendo sempre possível entrar e sair».

«Como todo o espaço físico, o recinto do Santuário é limitado, pelo que temos consciência de que nem todos os peregrinos conseguirão entrar», e assim, quer o Santuário quer a Câmara Municipal vão disponibilizar ecrãs gigantes fora do Recinto, na envolvente para permitir àqueles que não conseguirem entrar poderem acompanhar as celebrações.

O reitor do Santuário convidou os peregrinos a estarem presentes na chegada, na tarde do dia 12 de maio e 13 de maio, chegada e partida de Fátima, respetivamente, «num gesto de acolhimento festivo, no percurso do Estádio Municipal ao Santuário».

«O Papa passará em veículo aberto, saudando todos aqueles que aí se reunirem para o acolher. Do mesmo modo, no início da tarde do dia 13, todos os que o desejarem terão oportunidade de se despedir do Papa que atravessará em veículo aberto a Avenida D. José Alves Correia da Silva, do Santuário à Rotunda Norte», concluiu.

O presidente da Camara Municipal de Ourém, Paulo Fonseca, deixou uma palavra de «tranquilidade» e «proximidade», uma vez que tudo está «garantido» do ponto de vista do acolhimento, segurança e organização.

O autarca explicou que vão ser criadas 20 bolsas de estacionamento, alicerçadas a 75 transferes que vão circular de forma permanente. Os peregrinos vão ser orientados por um sistema de senhas que permite saber a localização do parque. A rede de wc’s também vai ser reforçada, a par de um gabinete de apoio ao peregrino a funcionar no posto de turismo.

A GNR e a ANPC, vão assegurar um dispositivo de segurança e socorro a partir de dia 1 de maio, com o objetivo de «dar resposta a todos os incidentes que possam acontecer».

O Santo Padre vem a Portugal na condição de peregrino, e do programa constam essencialmente momentos de oração.

 

Francisco chegará à Base Aérea de Monte Real na tarde de dia 12, pelas 16h20. Após a cerimónia de boas vindas e o encontro com Marcelo Rebelo de Sousa, fará uma visita à Capela de Nossa Senhora do Ar, ainda dentro da base, onde também Paulo VI e João Paulo II rezaram.

A chegada ao Estádio Municipal de Fátima está prevista uma hora depois, e a deslocação até à Cova da Iria far-se-á em Papamóvel pelas ruas de Fátima.

Chegado ao Santuário o Santo Padre fará uma oração na Capelinha das Aparições. Pelas 21h30, Francisco fará a bênção das velas que antecede a recitação do rosário na Capelinha das Aparições e aí fará uma saudação aos peregrinos.

Na manhã de dia 13 e após o encontro com António Costa, o Santo Padre fará uma visita privada aos túmulos dos Pastorinhos na Basílica de Nossa Senhora do Rosário. Pelas 10h00 o Papa vai presidir à Santa Missa no Recinto de Oração onde fará a tradicional bênção dos doentes. Findas as celebrações, Francisco almoçará com os bispos de Portugal na Casa de Retiros de Nossa Senhora do Carmo antes de partir para Monte Real onde embarcará num avião da TAP para Roma.

A oficialização desta visita aconteceu a 16 de dezembro de 2016, após um convite do Presidente da República e dos Bispos portugueses.

Francisco será o quarto chefe da Igreja Católica a visitar Fátima depois de Paulo VI (1967), João Paulo II (1982, 1991 e 2000) e Bento XVI (2010).

PDF

HORÁRIOS

04 jul 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.